O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve recolheu este fim de semana, 25 e 26 de Maio, 113,16 toneladas de géneros alimentares nas 110 superfícies comerciais e nos dois armazéns.
Tal como em anos anteriores, os alimentos angariados começarão a ser distribuídos esta semana a 128 Instituições de solidariedade social e cerca de 19751 pessoas com carências alimentares comprovadas vão receber cabazes ou refeições confecionadas.
Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve, agradeceu, em nome pessoal e da instituição, «a todos os voluntários que se uniram a esta importante causa».
Apesar dos esforços, é importante lembrar que «todos os que se juntam ao Banco Alimentar do Algarve enquanto voluntários, devem fazê-lo de coração e apenas com a finalidade de ajudar quem mais precisa».
O Banco Alimentar reforça ainda que, num momento em que a crise inflacionária continua a «empurrar» centenas de famílias para uma situação de pobreza, é importante que «o trabalho feito em instituições como o Banco Alimentar do Algarve seja levado a sério por todos», referiu o responsável.
Nuno Cabrita Alves acrescentou que «esta campanha solidária foi um sucesso, muito por causa das doações de todos quantos partilharam as suas compras com o Banco Alimentar».
O responsável deixou ainda o apelo à necessidade de apoiar a instituição «durante todo o ano».
A nível nacional, o Banco Alimentar recolheu 1755 toneladas de alimentos.
Quem não teve oportunidade de contribuir para a campanha do Banco Alimentar do Algarve através da doação direta de alimentos, pode ainda contribuir através da campanha «Ajuda Vale», até ao dia 2 de Junho.
Nas caixas dos supermercados aderentes estarão disponíveis os vales, tendo cada um deles um código de barras específico para os produtos que quiser doar.
É ainda possível utilizar o portal de doação «Online»: www.alimentestaideia.pt durante todo o ano.