A Via Algarviana celebra 15 anos em Maio e, para assinalar essa data, vai lançar quatro novos percursos pedestres: três pequenas rotas, nos concelhos de Albufeira, Loulé e Silves, e uma ligação à GR13, também em Silves.
Para comemorar o aniversário, a 28 de Abril, será feito um percurso inaugural numa das novas pequenas rotas, a PR15 LLE – Entre o Barrocal e a Serra, que começa e termina em Alte.
A caminhada faz parte do programa da Semana das Artes e Culturas de Alte. A 12 de Maio decorre a caminhada na PR5 ABF – Entre Aldeias, em Paderne (Albufeira).
A PR15 LLE – Entre o Barrocal e a Serra – é um percurso pelas paisagens da freguesia de Alte (concelho de Loulé. Este é o mais extenso dos quatro novos percursos, com 17,60 quilómetros, mas é possível dividi-lo em duas partes, que podem ser feitas separadamente.
A PR5 ABF – Entre Aldeias é uma pequena rota de 7 quilómetros, em pleno Barrocal, que parte de Paderne (concelho de Albufeira).
A PR2 SLV – Nos Passos do Património de 16,30 quilómetros, permite descobrir o património de Vale Fuzeiros (concelho de Silves).
A Ligação 12, um percurso linear de 7,30 quilómetros, começa muito perto da barragem do Funcho (no concelho de Silves) e permite aos caminhantes e ciclistas dividir em duas partes o setor 9 da Via Algarviana, fazendo um pequeno desvio que os leva até Vale Fuzeiros.
Os novos percursos foram instalados no âmbito do projeto “Via Algarviana – Pelos Caminhos do Património”, promovido pela Associação Almargem, com co-financiamento do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e do Portugal 2020.