Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A Universidade do Algarve tornou-se num dos nove parceiros do novo Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior, designado South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network (SAPIEN).

Com um orçamento global de 3 milhões e 750 mil euros, o SAPIEN, que reúne nove parceiros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tendo a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a missão de beneficiário intermédio, no âmbito do programa “Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica”.

O SAPIEN, liderado pela Universidade Nova de Lisboa, além da Universidade do Algarve, integra ainda as universidades dos Açores, da Madeira e de Évora, os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e de Setúbal, e o Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior.

vamos à vila 2025

De acordo com a Universidade do Algarve, no protocolo que formaliza a criação do consórcio, as instituições comprometem-se a «promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes); e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através de uma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras eficientes na promoção de ensino de qualidade».

Assim, a aposta passará por uma estratégia global assente em três linhas de ação.

«A primeira estabelece um modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens, ajustado à coconstrução do conhecimento e ao desenvolvimento de competências relevantes. A segunda assenta no desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação alinhadas com o modelo pedagógico, com recurso a ferramentas digitais. A terceira linha de ação centra-se nos ambientes enriquecidos de aprendizagem, modernos e potentes, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais», lê-se na nota da UAlg.

O consórcio cobre uma área geográfica extensa do sul do continente, bem como as Regiões Autónomas.

 



recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

computadores_digital_online_tecnologia_er_02

Algarve Evolution organiza sessão de apresentação de estágios de Verão para estudantes