O Dia do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) vai ser assinalado pela Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG), no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão, no dia 9 de Maio, com o seminário «nas mãos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica: contributos para ambientes sustentáveis».
Como explica a organização, o evento está «em perfeita sintonia com a iniciativa divulgada pela International Confederation of Midwives, optando-se por isso por destacar a relevância de uma práxis integrativa de cuidados comunitários e hospitalares focalizados em estratégias de sustentabilidade ambiental e económico».
O seminário tem como principais objetivos «promover a integração e transferência dos cuidados de saúde comunitária e hospitalar, otimizar as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e contribuir, através de boas práticas, para a sustentabilidade».
A sessão de abertura do seminário tem início às 9h00 no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão
Ao longo do dia, vários oradores convidados vão debruçar-se sobre alguns dos temas mais pertinentes na prática de enfermagem através de quatro mesas de debate sobre «Integração de Cuidados: Desafios»; «Vivências mais Sustentáveis numa Sala de Partos» e «Amamentação uma Escolha Ecológica». Para as 15h00 está agendado o debate «Agir localmente e pensar globalmente».