O presidente e a vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel reuniram-se neste período de férias de Páscoa com os jovens bolseiros para conhecer os seus percursos académicos e os projetos de futuro, mas também as suas dificuldades e desafios.
No ano letivo 2023/2024, foram atribuídas quatro novas bolsas de estudo a estudantes que frequentam cursos como Engenharia Informática e Engenharia Química e Biológica e foram renovadas cinco bolsas de estudo a estudantes são-brasenses que frequentam cursos nas áreas das Ciências Farmacêuticas, Direito, Arquitetura e Belas Artes.
Estas Bolsas de Estudo destinam-se a alunos são-brasenses que acedem ao ensino superior, com menores rendimentos económicos e revelando bons resultados.
Em nota, a autarquia frisa que mantém o alargamento das condições de acesso às bolsas a alunos que frequentem Mestrados Integrados, nas situações em que o exercício da carreira, a que respeita a formação académica exige a frequência de mestrado integrado.
A este encontro juntou-se ainda a equipa técnica dos Serviços Municipais Sociais responsável pelo acompanhamento deste projeto, a quem cabe avaliar a eventual necessidade de adicionar a este Programa de Bolsas de Estudo apoios complementares, nomeadamente para ajudar a fazer face às despesas crescentes para estudantes deslocados.
As candidaturas para a atribuição e ou renovação das Bolsas de Estudo realizam-se sempre no mês de Novembro e são submetidas aos Serviços Sociais do Município, estando o regulamento disponível no site do município.
«Com a atribuição das bolsas de estudo para acesso ao ensino superior pretende- se garantir um apoio integrado e de proximidade a estes jovens cujo esforço e mérito são valorizados pelo município que os pretende valorizar e apoiar na construção da sua carreira», frisa a autarquia.