Projeto de Hidrogénio Verde junta universidades de Évora, Algarve e Nova

Primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com reconhecimento e financiamento da União Europeia arranca no Alentejo

A apresentação pública do projeto H2tALENT, o primeiro vale de Hidrogénio Verde em Portugal, tem lugar esta quinta-feira, 11 de abril, às 16 horas, no Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Liderado pelo Campus Sul – Associação Interuniversitária de que fazem parte a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve, em parceria com a GALP e o Laboratório Colaborativo HYLAB, e coordenado pela Universidade de Évora, o H2tALENT visa criar um ecossistema de inovação centrado no hidrogénio “verde” e no Alentejo. Este é o primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com financiamento e reconhecimento da União Europeia e da Rede Global de Vales de Hidrogénio Verde.

A sessão de apresentação contará com a presença dos reitores da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do presidente do Conselho de Administração do HYLAB, Pedro Furtado, do responsável pelo Centro de Inovação Upstream e Industrial da Galp, Marco Ferraz, da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira, e demais representantes de membros do consórcio, autoridades locais, regionais e nacionais, bem como de Luca Feola, gestor do projeto H2tALENT, da Clean Hydrogen Joint Undertaking.

O H2tALENT, financiado pelo programa HORIZON da Comissão Europeia, conta com um orçamento global de 13,5 milhões de euros, dos quais 9 milhões são assegurados pela Comissão Europeia, para apoiar a implementação deste projeto pioneiro, que terá a duração de cinco anos.

O H2tALENT mobilizou um consórcio composto por 28 parceiros, incluindo empresas, instituições de ensino superior, entidades de interface, autarquias e agências de desenvolvimento regional, de Portugal e outros cinco países.

Este projeto visa criar, implementar e testar soluções sustentáveis e inovadoras para a produção e utilização de hidrogénio “verde” no Alentejo.

O H2tALENT tem como missão criar conhecimento, alavancar a inovação e alcançar um impacto positivo centrado em hidrogénio “verde” no Alentejo, inserindo-se numa Agenda de Trabalho focada em Hidrogénio Verde assumida pelo Campus Sul.

Entre as metas do projeto para os próximos cinco anos, destacam-se as seguintes: instalação de 11 MW em eletrolisadores, produção anual de mais de 500 toneladas de hidrogénio “verde”, e redução das emissões de dióxido de carbono em cerca de 6.000 toneladas por ano.

Além disso, o H2tALENT pretende reter e desenvolver talentos relacionados com o hidrogénio “verde” no Alentejo, impulsionando a economia da região e contribuindo para a transição energética nacional e europeia.

A aprovação do H2tALENT pela Comissão Europeia reconhece o mérito do consórcio liderado por Campus Sul, GALP e HYLAB, assim como a capacidade endógena do Alentejo enquanto uma das melhores localizações da Europa para investimentos em Hidrogénio Verde, mas também o posiciona enquanto ativo importante nas estratégias nacional e europeia de transição energética.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub