Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recebeu 207 denúncias de usurpação de título desde 2021 e, durante os primeiros três meses deste ano, deram entrada 25 queixas, foi hoje anunciado.

A OPP “alerta para o perigo de quem se faz passar por psicólogo sem o ser”, no âmbito do Dia Mundial da Saúde que hoje se comemora.

“É fundamental que se saiba se se está a consultar um profissional que trabalha com base na evidência científica, como os psicólogos. Essa distinção é importante nas mais variadas áreas em que intervém a psicologia”, defendeu o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, citado num comunicado.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Para ajudar a confirmar se há ou não usurpação de funções, a OPP disponibiliza no seu ‘site’ na Internet um diretório de psicólogos (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros).

“A prática da psicologia e a prestação de serviços psicológicos por profissionais não qualificados colocam uma ameaça à saúde pública e ao bem-estar dos cidadãos. Em Portugal, a prática da Psicologia exige a inscrição na OPP”, lembrou.

Caso quem procure por um psicólogo e não encontre o nome ou suspeite de algo, a OPP solicita que qualquer dúvida deve ser comunicada para o endereço de ‘mail’ [email protected], pedindo esclarecimentos à pessoa visada na denúncia.

“Não sendo esses esclarecimentos suficientes e havendo evidência bastante, é apresentada uma denúncia ao Ministério Público e envia para entidade fiscalizadora da legalidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde”, sublinha.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

O almirante Henrique Gouveia e Melo, fala aos jornalistas durante o ‘What’s Next Summit 2025’, encontro global que reúne líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para refletir sobre o futuro das empresas e da sociedade em tempos de incerteza abordando o tema “A importância da robótica na exploração marinha”, evento promovido pela Porto Business School, no Porto, 01 de abril de 2025. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Gouveia e Melo confirma que é candidato às presidenciais e apresenta candidatura a 29 de Maio

Pulseira eletrónica

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica detido em Castro Verde

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão