Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Melhorar a capacidade de atrair e fixar médicos no serviço público, designadamente com uma nova carreira médica, e avaliar o modelo das Unidades Locais de Saúde foram algumas prioridades apresentadas pela Ordem dos Médicos à nova ministra da Saúde.

Na primeira reunião com Ana Paula Martins, a Ordem dos Médicos (OM) entregou um documento onde elenca seis medidas prioritárias para 60 dias, entre elas a criação de uma nova carreira médica, a aplicar a todos os médicos a partir do internato.

À saída da reunião, o bastonário da Ordem dos Médicos Carlos Cortes disse aos jornalistas que a intenção principal das propostas é «melhorar a capacidade de atração e fixação do Serviço Nacional de Saúde».

recrutamento zoomarine 2025

«Ficámos de enviar nas próximas semanas um conjunto de documentos sobre as matérias que foram aqui elencadas», disse o bastonário, revelando que a ministra da Saúde Ana Paula Martins, pediu à OM que, no prazo de um mês, entregasse uma proposta para a nova carreira médica, «nomeadamente nas condições de formação, de investigação e nas condições de trabalho dos médicos dentro do Serviço Nacional de Saúde».

Outro dos pontos que Carlos Cortes considerou prioritário é a «avaliação rigorosa» do modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS), explicando que a OM tem já uma comissão a preparar um relatório com essa avaliação que conta entregar no final de Maio.

«Demos a conhecer à ministra da Saúde uma comissão que a Ordem dos Médicos constituiu, em Janeiro deste ano, de acompanhamento das ULS, que já tem um relatório preliminar e que irá apresentar durante o mês de maio ao Ministério da Saúde e à Direção Executiva do SNS», adiantou.

Além destas duas medidas, Carlos Cortes disse ainda que a OM abordou «um pacote de medidas» – que não quis especificar – para melhorar a resposta nas urgências.

 

 



sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

hospital do litoral alentejano

Regulador quer adaptar normas de transferências de utentes na ULS Litoral Alentejano

vitor aleixo cm loule centro oncologia_ PL (2)|vitor aleixo cm loule centro oncologia_ PL (1)

Centro Oncológico é «problema», mas Câmara de Loulé quer ser solução

Nova USF São Brás Primeira Pedra (1)|Nova USF São Brás Primeira Pedra (5)|Nova USF São Brás Primeira Pedra (2)|Nova USF São Brás Primeira Pedra (3)|Nova USF São Brás Primeira Pedra (4)

São Brás de Alportel constrói edifício com «excelentes condições» para acolher a sua USF