Obras de 11,8M no abastecimento de água beneficiam Aljustrel, Grândola, Santiago do Cacém e Odemira

Obras vão melhorar a qualidade da água de abastecimento público

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) concluiu uma série de investimentos, no montante de 11,8 milhões de euros, que vão melhorar a qualidade da água de abastecimento público nos concelhos de Aljustrel, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém, beneficiando cerca de 14.300 habitantes.

As intervenções foram feitas no Subsistema do Roxo Poente, incluindo a reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Roxo e de três estações elevatórias. Foram ainda construídos cinco reservatórios, nove estações elevatórias e cerca de 57 quilómetros de condutas.

Estes investimentos agora concluídos contaram com o cofinanciamento comunitário do Fundo de Coesão de 85% do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

«A melhoria dos Subsistemas de Abastecimento é um objetivo da AgdA, visando garantir a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços de águas em “alta” e contribuir para a prestação de serviços públicos essenciais à qualidade de vida das pessoas, à saúde pública, à qualidade do ambiente e ao desenvolvimento da região», diz a empresa.

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A surge na sequência do Contrato de Parceria Pública, para a gestão de forma integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais.

É responsável pela gestão do SPPIAA – Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009 num modelo de gestão então inovador para o setor da água, assentando numa parceria entre o Estado central e as Autarquias locais para a gestão integrada do ciclo urbano da água.

A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub