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O Moto GP, que se realizou no Autódromo do Algarve, em Portimão, entre 22 e 24 de Março, teve um impacto financeiro estimado entre 75 milhões e 87 milhões de euros na região, «superando assim as expetativas, bem como o teto de 79 milhões de euros verificado na edição do ano passado». 

A informação foi divulgada hoje pela Região de Turismo do Algarve, que divulga ainda que as receitas diretas da prova superaram os 24,7 milhões de euros na hotelaria (somados os 21,3 milhões gastos pelos espetadores e os 3,5 milhões da organização e participantes) e os 9,4 milhões de euros em alimentação e bebidas.

De acordo com as mesmas estimativas, as rent-a-car alcançaram 3 milhões de euros em alugueres a espetadores e aos elementos das estruturas da organização e das equipas do Moto GP, ao passo que as passagens aéreas para o Aeroporto Gago Coutinho significaram mais de 2 milhões de euros.

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«A realização do Moto GP no Autódromo do Algarve, a única estrutura em Portugal credenciada para as maiores provas mundiais de velocidade, traduz-se num ganho extraordinário para a visibilidade da região e para a prosperidade da sua economia fora da época alta», afirma André Gomes.

O presidente da Região de Turismo do Algarve salienta ainda que «os benefícios estendem-se a todo o país, não só pela receita arrecadada pelos cofres do Estado central, designadamente por via fiscal, mas também pelo acréscimo de notoriedade que traz à marca Portugal. Do mesmo modo que a Web Summit e a Jornada Mundial da Juventude transmitiram a imagem de um país seguro, acolhedor e preparado para os grandes eventos, também a edição portuguesa do Moto GP, merecedora dos maiores elogios da imprensa internacional e da entidade proprietária da prova, a DORNA, eleva o prestígio do país perante turistas e organizadores dos grandes eventos».

Contrariando a sazonalidade, o Algarve recebeu ainda fora do período de Verão a Volta ao Algarve em Bicicleta, que também juntou milhares de pessoas na região.

“A calendarização do Moto GP é também um fator de produção potencial de riqueza para a região ao colocar o Algarve no radar mundial a dois meses do início do Verão no hemisfério norte, altura tradicional de férias das famílias”, conclui André Gomes, antevendo a captação de novos turistas para o Algarve também para o período entre Junho e Setembro.

 

 


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