Integração de migrantes no Baixo Alentejo vai estar em debate na Ovibeja

De acordo com a organização, a Ovibeja, tal como todos os anos, vai integrar «expositores de Norte a Sul de Portugal» e também de Espanha

A integração de migrantes no Baixo Alentejo é um dos temas em debate na 40.ª edição da feira agropecuária Ovibeja, que decorre entre 30 de Abril e 5 de Maio, em Beja.

Em comunicado, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, promotora do certame, revelou hoje que, apesar de o associativismo agrícola ser o tema central desta edição, ao longo dos seis dias da feira há espaço para discutir vários assuntos.

“Integração de migrantes no Baixo Alentejo: qual o caminho?” é a designação da conferência, promovida pela ACOS, que vai decorrer às 14h30 do dia 3 de Maio, no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

Trata-se de uma «temática de grande relevo na atualidade» e que vai beneficiar da partilha de conhecimento com a região convidada deste ano da Ovibeja, o concelho de Fundão (Castelo Branco).

Segundo a ACOS, além de outros convidados, o colóquio vai contar com intervenções de Filipa Batista, representante do Centro para as Migrações do Fundão, ou de Vasco Malta, chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal.

Já o associativismo agrícola, tema central da edição que assinala os 40 anos do certame agropecuário e que «está na génese da Ovibeja», vai ser abordado em diversas conferências, indicou a organização.

Uma delas, intitulada precisamente “Associativismo Agrícola”, vai decorrer às 11h00 de 2 de Maio, no auditório da ACOS, cabendo ao ex-ministro da Agricultura e sociólogo Luís Capoulas Santos fazer o enquadramento inicial sobre a temática.

O colóquio, da responsabilidade da ACOS, vai contar também com a participação dos presidentes da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Álvaro Mendonça e Moura e Joaquim Lopes, respetivamente.

O presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), Idalino Leão, o diretor-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, e o presidente da cooperativa espanhola de ovinos OVIPOR, Agustín González, são outros participantes já confirmados, revelou hoje a ACOS.

O futuro da viticultura, a preservação de raças autóctones, o ensino profissional, agroecologia e soluções de base natural ou competitividade na agricultura são outros temas que vão estar em cima da mesa para reflexão, em sessões promovidas por entidades participantes no evento.

De acordo com a organização, a Ovibeja, tal como todos os anos, vai integrar «expositores de Norte a Sul de Portugal» e também de Espanha, reunindo este ano uma exposição pecuária com cerca de 400 animais.

Exposição e venda de produtos agroalimentares, de artesanato, de máquinas e equipamentos agrícolas, stands institucionais, concertos, provas hípicas e com cães, concursos pecuários, zona de restaurantes, quiosques de comes e bebes e espaços de street food, animação de rua ou demonstrações de novas tecnologias aplicadas à agricultura são outras das vertentes do certame, que, tal como habitualmente, promete reunir «todo o Alentejo deste mundo».

Comentários

pub