“A pesca também é para crianças” foi o nome da atividade desenvolvida pela Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura (APALA), durante uma manhã do período da Páscoa, com a participação de crianças integradas na programação das Férias Ativas de Castro Marim.
Através de uma visita à sede da APALA, em Altura, os mais novos tiveram a oportunidade de conhecer a história da atividade mais antiga do concelho, a pesca.
As artes de pesca, os principais cuidados a ter, os seus termos envolventes, as espécies marinhas da costa algarvia e até a vertente sustentável da pesca foram tópicos abordados com o maior destaque.
As crianças tiveram a oportunidade de «partilhar as suas ideias quanto ao mundo da pesca e ainda contribuíram para vários debates entre os pescadores mais antigos e os mais novos», explica a APALA.
«A criação destas dinâmicas permite a que exista uma forte valorização dos mais pequenos para com este tema», acrescenta a associação.
A APALA tem o objetivo de «contribuir para a vertente pedagógica do concelho» e «transmitir o conhecimento dos pescadores» seus associados aos mais pequenos, considerando que esta é «uma aposta muito importante para o desenvolvimento do município».
A APALA contou com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, «como forma de dar destaque ao legado que se mantém vivo, a pesca em Altura».