Álvaro Bila é, a partir de hoje, o novo presidente da Câmara Municipal de Portimão, depois de Isilda Gomes ter suspendido o cargo, por integrar a lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu.
A lista do PS foi entregue na manhã de ontem, no Tribunal Constitucional, em Lisboa, pelo que Isilda Gomes, que é a número 7 da candidatura dos socialistas, suspendeu o seu mandato, pelo menos até 9 de Junho, dia das Eleições Europeias, quando se saberá se será, ou não, eleita.
É que, se o PS e os restantes partidos mantiverem votações semelhantes às das últimas Legislativas, os socialistas correm o risco de apenas eleger seis eurodeputados, deixando assim a autarca algarvia de fora.
Este pequeno hiato de tempo, entre a entrega das listas e a suspensão do mandato de Isilda Gomes, teve a ver com a aceitação das listas por parte do Tribunal Constitucional.
Em declarações ao Sul Informação, Álvaro Bila, que era, até agora, vice-presidente da autarquia, disse que irá «assumir os pelouros e as competências da presidência da Câmara Municipal de Portimão, em acumulação com os que já tinha, enquanto a suspensão decorrer». Depois, em Junho, quando forem conhecidos os resultados das Eleições Europeias, «logo se verá as alterações nos pelouros», acrescentou.
Bila revelou também que a vereadora Teresa Mendes já foi nomeada vice-presidente.
Com a saída – provisória ou definitiva – de Isilda Gomes do executivo, há a necessidade de um novo vereador integrar a equipa permanente. Em princípio, será Sandra Pereira, mas Álvaro Bila disse não saber ainda «se ela pode aceitar ou não», devido à sua vida profissional. De qualquer modo, «só na reunião de Câmara, que é na próxima semana, isso terá de ser decidido», adiantou.
Numa mensagem enviada hoje aos funcionários da Câmara de Portimão, o novo presidente afirma ter «plena consciência das responsabilidades que me foram confiadas» e estar «determinado a continuar a trabalhar arduamente para as cumprir com rigor, ética e transparência».
Para tal, acrescenta Álvaro Bila, «conto com a colaboração de todos vós, funcionárias e funcionários municipais, que são a base fundamental do funcionamento da nossa Câmara. A vossa dedicação, profissionalismo e conhecimento são indispensáveis para podermos alcançar os nossos objetivos. Agradeço a vossa atenção e reforço a minha disposição para trabalharmos juntos em prol do nosso município».
Isilda Gomes cumpria agora o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara Municipal de Portimão.