PNA leva a Faro 1º Encontro Regional de Artistas Residentes em Escolas

Esta sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00

Foto: arquivo

Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), vai organizar em Faro, no dia 8 de Março, entre as 10h00 e as 17h00, o 1º Encontro Regional de Artistas Residentes que desenvolvem a sua ação em escolas do Algarve e do Alentejo.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da medida Projeto Artista Residente, inscrita na Estratégia-Manifesto do Plano, «com a qual se pretende valorizar o papel dos artistas na comunidade e, consequentemente, na transformação social, salientando o valor das manifestações e linguagens artísticas enquanto suporte pedagógico da transdisciplinaridade curricular», refere o PNA.

O encontro decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal e pretende «promover a partilha de práticas e dinâmicas educativas no domínio das artes, patrimónios e culturas e delinear algumas estratégias e ações futuras», lê-se no comunicado do Plano Nacional das Artes. 

Às 10h00 dá-se a abertura pelo presidente da Câmara de Faro e Comissário do Plano Nacional da Artes, seguindo-se, entre as 10h00 e as 13h00, as apresentações e pitchs dos projetos artísticos a decorrer nas escolas.

À tarde, entre as 14h30 e as 16h00, há reflexão e partilha de práticas, das 16h00 às 16h45 sessão plenária e planeamento de ações futuras e dessa hora até às 17h00 avaliação e encerramento.

O PNA é uma estrutura de missão criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação para promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos.



Comentários

pub