Pelotão internacional parte hoje para a 41ª Volta ao Alentejo

O ciclismo internacional continua em evidência no calendário nacional de ciclismo

A 41.ª Volta ao Alentejo parte esta quarta-feira (20 de março) para a estrada, com a primeira etapa a começar em Castro Verde, numa tirada de 167,8 quilómetros com chegada em Beja.

Será a primeira de cinco etapas de um percurso de 852,7 quilómetros, marcado por 13 prémios de montanha e 15 metas volantes, que passará por 32 municípios da região.

A segunda etapa da “Alentejana” vai ligar Vidigueira e Grândola (180,9 km) e a terceira vai partir de Mourão com destino a Reguengos de Monsaraz (168,4 km), com passagem pelo Alqueva.

A quarta tirada da prova, entre Monforte e Castelo de Vide (147,7 km) será a mais exigente, com seis contagens de montanha.

No entanto, será na quinta etapa que tudo ficará decidido, após 187,9 quilómetros entre Nisa e Évora.

O pelotão da 41.ª Volta ao Alentejo será composto por um total de 18 equipas. Além das nove equipas profissionais portugueses e das três equipas de clube nacionais mais bem classificadas do ranking, vão ainda estar presentes seis equipas internacionais, com destaque para a ProTeam Caja Rural – Seguros RGA (Espanha), que conquistou as duas últimas edições.

Mas no próximo fim de semana, no que diz respeito ao calendário velocipédico nacional, merecem ainda destaque as Taças de Downhill e XCM, bem como o 1.º Troféu Rui Costa.

Esta prova de cadetes, que homenageia o ciclista poveiro Rui Costa, vai decorrer no próximo fim de semana (23 e 24 de março). No sábado, os jovens ciclistas partem, às 15h, para uma etapa de 73 quilómetros, com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama, na Póvoa de Varzim.

No domingo, a segunda etapa terá dois setores. Após um contrarrelógio de 12 quilómetros durante a manhã, em Laúndos, com final no Monte de São Félix, o pelotão vai percorrer oito voltas ao circuito Rui Costa durante a tarde, num total de 52 quilómetros, em Aguçadoura, terra natal do ciclista Campeão do Mundo em 2013.

O ciclismo internacional estará também de regresso no Downhill, com alguns dos nomes fortes do ranking UCI, sobretudo na elite feminina, a viajarem até ao Carvoeiro, em Viana do Castelo, para a 2.ª prova pontuável da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano.

Após um sábado marcado por treinos, a competição vai decorrer no domingo, na Serra da Padela, numa pista com 1,6 quilómetros e uma descida acumulada de 228 metros.

Finalmente, no domingo, vai também decorrer a primeira prova pontuável da Taça de Portugal de XCM, em Mortágua. Será composta por três percursos – meia maratona (45 km), maratona curta (75 km) e maratona elite (90 km) -, destinados às várias categorias em prova. Os atletas vão partir entre as 9h e as 9h20, estando a chegada do primeiro atleta da maratona prevista para as 12h30 e a entrega de prémios aos atletas federados agendada para as 14h30.

 

 

Mais eventos oficiais
23 de março: Prémio Município de Loures – Taça de Lisboa XCO # 2, Carcavelos
23 de março: 1º Circuito XCO – Ílhavo
23 de março: 1ª Prova Inter Associações ARCVR/ACBA, Vila Real
23 de março: 2º OPEN BTT de Vila do Conde – Encontro Open Escolas de Ciclismo, Vila do Conde
23 de março: O Vale dos Duros GPS 2024 – Turismo em Bicicleta BTT, Rôge
23 de março: 1.ª Resistência Urbana Noturna – CD Ribeirense, Porto de Mós
23 de março: É Para Fazer, Soure
24 de março: 2º XCO CD Ribeirense, Porto de Mós
24 de março: 11.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, Santa Maria de Souto
24 de março: 3º Prémio Juvenil de Palmela – Pinhal Novo
24 de março: IV Enc. Escolas BTT CD Ribeirense, Porto de Mós
24 de março: EE#2 ESCOLAS Faial/Pico 2024, Açores
24 de março: 7.º Passeio BTT Sr. dos Aflitos, Viseu
24 de março: 3º Passeio de BTT Castelobiketeamvilareal, São Tomé do Castelo, Vila Real
24 de março: Aveiro Spring Classic, Aveiro
24 de março: IX Maratona BTT Baixo Guadiana, Vila Nova de Cacela
24 de março: 15.ª Maratona BTT Lazer ARCC, Oliveira do Hospital

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub