Ourique recebe Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva

«Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais»

O programa e site do IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – “Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional”, que vai decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro, é apresentado esta sexta-feira, 22 de Março, às 12h00, na abertura da Feira do Porco Alentejano, que começa hoje naquela vila do Baixo Alentejo.

O congresso é promovido pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG), e contando com o apoio do Município de Ourique e da Associação de Criadores do Porco Alentejano.

Em território de excelência de pecuária extensiva, a apresentação oficial do Congresso, em Ourique, conta hoje com a presença das entidades organizadoras, portuguesas e espanholas, para prestar informações sobre os propósitos deste encontro, os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto.

«Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto», salienta a Câmara de Ourique.

Ourique tem-se afirmado, ao longo dos anos, como a Capital do Porco Alentejano, sustentando uma estratégia de afirmação da fileira do porco alentejano, em território nacional e no exterior.

Por isso, defende a autarquia, «a realização deste congresso em Ourique comprova a preocupação e a aposta com este setor e, simultaneamente, a defesa do Mundo Rural por parte do Município» local.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste setor de atividade.

Neste dia vai ainda ser apresentado o site do evento, no qual já podem ser obtidas informações e efetuadas inscrições, acessível clicando aqui.

 

 



Comentários

pub