Mértola dedica Jornada da Caça de Abril à Rola-brava e ao Coelho-bravo

Sessão contará com alguns dos especialistas mais conceituados no tema:

A segunda jornada da caça da edição deste ano, marcada para 6 de Abril, em Mértola, vai explorar duas das espécies cinegéticas mais emblemáticas da caça menor: a rola-brava e o coelho-bravo.

A iniciativa tem como principal objetivo «conhecer com mais profundidade o estado atual destas espécies, que, nos últimos anos, têm sido afetadas por um declínio acentuado das suas populações, tendo inclusivamente resultado, recentemente, na proibição da caça à rola-brava», salienta a Câmara Municipal de Mértola, que promove este ciclo.

Esta jornada terá lugar no sábado, dia 6, com início às 11h00, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola, com alguns dos especialistas mais conceituados no tema: Susana Maria Abreu Dias, João Francisco Valente e António Emídio Moreiras dos Santos.

Os interessados em participar estão convidados a inscrever-se através do formulário disponível clicando aqui.

Esta jornada da caça conta com o apoio e parceria do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Escola de Caça, Pesca e Natureza (ALSUD).
A organização deste evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mértola.

 


Breve biografia dos oradores:
Susana Maria Abreu Dias – Doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais; prova de doutoramento em Critérios para a Gestão Sustentável das População de rola-brava (Streptopelia turtur L.) em Portugal. Padrões de Abundância, Reprodução e Pressão Cinegética;
Publicou 13 artigos em revistas especializadas sobre a rola-brava; possui 3 capítulo(s) de livros; nas suas atividades profissionais interagiu com 21 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
João Francisco Valente – Caçador; Licenciado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais (Ramo: Gestão dos recursos naturais); relatório final de curso realizado no Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia (colaboração da DGRF – Direcção-Geral dos Recursos Florestais), orientado pelo Professor Francisco Rêgo e pela Prof. Susana Dias; Título do Relatório Final: Abundância da rola-comum (Streptopelia turtur) na época de nidificação – exploração do padrão temporal e espacial.
Este trabalho foi baseado nos Censos de Populações Nidificantes de Rola-Comum em Portugal Continental (1994-2004);
Colaboração em projetos de âmbito nacional e europeu relacionados com a rola-brava, o mais recente é o ProRola que tem por base alguma informação e diretivas dos projetos anteriores;
Bolsa de investigação financiada pela FCT e estudante de doutoramento em Uso Sustentável da Terra (especialidade Florestas e Recursos Naturais) no Instituto Superior de Agronomia. A
temática do doutoramento é sobre espécies cinegéticas migratórias com interesse de conservação com destaque para a rola-brava, sendo a atividade desenvolvida no Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”;
Fora do contexto académico, desempenhou funções na redação de publicações cinegéticas (revista Calibre 12, Saber de Caça – Editora Caçadas & Safaris, Connaissance de la Chasse – Editions Lariviere).
António Emídio Moreiras dos Santos – Assessor principal do Instituto da Conservação Nacional e das Florestas;
Licenciado com o curso de Engenheiro Silvicultor pelo Instituto superior de Agronomia; Mestre em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico;
A sua atividade profissional tem-se centrado na área do ordenamento e planeamento florestal, com incidência na gestão e ordenamento dos recursos naturais associados aos ecossistemas florestais, com evidência no ordenamento dos recursos cinegéticos;
Particular interesse nos métodos e técnicas de avaliação de habitats e monitorização populacional; integrou a equipa que preparou a reintrodução do lince-ibérico em Portugal, exercendo atualmente atividade na direção Nacional do Programa de Gestão dos Fogos Rurais.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub