Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os candidatos do LIVRE pelo círculo eleitoral de Faro visitaram, na manhã de ontem, 7 de março, os projetos da associação Ecotopia Activa situados nas Hortas Urbanas de Tavira, “com o intuito de perceber as dinâmicas que levaram à concretização de uma abordagem amplamente em consonância com os princípios e valores do partido: ecologia e cidadania”.

O LIVRE salienta que a Ecotopia Activa é uma “associação para o desenvolvimento sustentável que promove a cidadania ativa, a auto-determinação e a capacitação alimentar das comunidades”.

No espaço das Hortas Urbanas de Tavira, estão situados os projetos BIOMAQ, uma biblioteca/acervo de máquinas agrícolas que podem ser requisitadas pela comunidade, e o “talhão experimental”, um talhão da horta experimental, demonstrativo e formativo, com o objetivo de divulgar práticas sustentáveis a toda a comunidade.

Banner lateral albufeira

A associação promove ainda ações de formação e visitas de estudo, participa ativamente em ações de cidadania e produz documentários que valorizam, partilham e sensibilizam para formas sustentáveis de se ser e de estar.

As Hortas Urbanas de Tavira encontram-se no espaço alargado do CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira, antigo Posto Agrário de Tavira, fundado em 1926.

A importância histórica do CEAT para as práticas agrárias da região e o seu impressionante acervo biológico, que inclui uma série de espécies autóctones, dão uma profundidade específica a este lugar, que, segundo o LIVRE, “deve ser preservado como espaço de partilha, formação e desenvolvimento de saberes e práticas sustentáveis”.

O LIVRE Algarve afirma acreditar que “o respeito pelo património natural e cultural está de mãos dadas com uma cidadania ativa e que só com o seu desenvolvimento conjunto podemos fazer face à situação de emergência climática e social que vivemos”.

Por isso, salienta a candidatura liderada por Rodrigo Teixeira, “a associação Ecotopia Activa é um exemplo de como, a nível local, se pode agir em conjunto por um planeta saudável para as próximas gerações”.

Com esta última ação de campanha, o LIVRE afirma reconhecer “a importância das organizações cidadãs para o desenvolvimento local”.

 



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Rodrigo Teixeira CR-2

Livre atinge «5º lugar histórico» e apela à «reflexão de todos os partidos» após resultados

rui tavares

Rui Tavares diz que avisou que a esquerda tinha de apresentar uma alternativa

Camara de Tavira_er (2)

AD ganha em Tavira, com apenas mais 10 votos que o Chega