Fernando Paiva, vigário-geral de Setúbal, nomeado novo bispo de Beja

Novo bispo tem 61 anos

Foto: João Marques/Diocese de Setúbal – Agência Ecclesia

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Fernando Paiva, um dos atuais vigários-gerais da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o atual prelado, João Marcos, de 74 anos.

O novo bispo de Beja já agradeceu ao Sumo Pontífice «a confiança» nele depositada para as novas funções, manifestando «disponibilidade inteira» para servir os fiéis da sua nova diocese.

«Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações», escreveu Fernando Paiva na primeira mensagem dirigida aos católicos de Beja, divulgada logo após ser conhecida a nomeação pelo Vaticano.

Fernando Paiva fez também questão de saudar o clero de Beja e os responsáveis das organizações de assistência social, fiéis leigos que colaboram e participam nas paróquias, nos movimentos eclesiais e nas várias obras de apostolado e pastoral, dirigindo ainda uma mensagem a “todos os que estão doentes, presos, isolados e em qualquer situação de sofrimento e maior vulnerabilidade”.

“Já com uma antecipada saudade, dirijo uma palavra de saudação e gratidão a todos os diocesanos de Setúbal, leigos, religiosos e clérigos, de uma forma especial aos paroquianos de N.ª Sr.ª da Anunciada, aos colaboradores, utentes e aos membros dos Órgãos Sociais do Centro Social Paroquial. Uma saudação muito fraterna, amiga e cheia de reconhecimento aos meus irmãos do presbitério de Setúbal”, escreveu ainda o novo prelado da diocese alentejana, que não esqueceu os quatro bispos da diocese de Setúbal: Manuel Martins, que o crismou, Gilberto Reis, que o ordenou, José Ornelas, que foi seu professor, e Américo Aguiar, que o encorajou.

 

D. Américo Aguiar – Foto: Diocese de Setúbal/Agência Ecclesia

Bispo de Setúbal destaca nomeação para Beja do primeiro bispo saído do clero da diocese

O cardeal Américo Aguiar já saudou, de resto, a nomeação do padre Fernando Paiva para bispo de Beja, sublinhando que é «o primeiro membro do presbitério sadino a assumir o múnus episcopal».

Para o bispo de Setúbal, «este é um belo presente» que confere confiança “no presente e no futuro da Diocese de Setúbal”.

O cardeal, que em 12 de Dezembro de 2023 nomeou Fernando Paiva como vigário-geral de Setúbal, acrescenta na sua saudação que «o território vizinho da diocese de Beja não será totalmente estranho» ao novo bispo, «seja pela ‘partilha’ territorial civil de Troia, concelho de Grândola, seja pelos últimos anos em que a Formação Permanente do Clero – que tão bem acompanhou – decorreu em conjunto com clero de outras dioceses, nomeadamente aquela que é agora a sua diocese de Beja».

«Agradeço reconhecido a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal, nas mais diversas tarefas, nomeadamente na Paróquia da Anunciada e na Vigararia Geral», acrescentou Américo Aguiar.

 

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação do novo bispo de Beja

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se hoje com a nomeação do padre Fernando Paiva, da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o bispo João Marcos.

“Em plena preparação para o Ano Santo de 2025, desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo”, lê-se numa mensagem da CEP.

A Conferência Episcopal deixa também “uma palavra de gratidão a D. João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos (dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular)”.

 


Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado padre em 10 de Abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, tendo sido nomeado em Dezembro de 2023 Vigário-Geral desta diocese, já pelo novo bispo sadino, o cardeal Américo Aguiar.
Natural de Oliveira, São Pedro do Sul, onde nasceu em 26 de Novembro de 1962, antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.
Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almeida (Seminário Diocesano de Setúbal), primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.

Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014.

 

 

 



Comentários

pub