Feira em Ourique para valorizar fileira do porco alentejano arranca hoje

Presidente da Câmara diz que são esperados «milhares de visitantes até domingo»

Mais de uma centena de expositores vão marcar presença na 16.ª edição da Feira do Porco Alentejano, que arranca hoje, 22 de Março, em Ourique para valorizar uma fileira «muito importante» na economia deste concelho do distrito de Beja.

O certame é organizado pela Câmara de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), sendo esperados «milhares de visitantes até domingo», disse ontem à agência Lusa o presidente do município Marcelo Guerreiro.

«A expectativa é a maior e esperamos que seja um grande evento e um grande momento de afirmação de Ourique como ‘capital do porco alentejano’, com muito público e milhares de visitantes”, frisou o eleito.

O presidente da Câmara de Ourique reconheceu ainda que a fileira do porco alentejano «é muito importante para a economia local».

«Por isso, continuamos a promover a agropecuária do nosso concelho, de forma a criarmos dinâmica económica no nosso território», reforçou.

A 16.ª edição da Feira do Porco Alentejano arranca esta sexta-feira, às 9h30, com o seminário “Sistemas silvopastoris de sequeiro do Baixo Alentejo: que futuro?”.

Para as 12h00 está prevista a apresentação oficial do 4.º Congresso Luso-Espanhol da Pecuária Extensiva e do Desenvolvimento Rural, que vai decorrer em Ourique nos dias 14 e 15 de Novembro deste ano, numa organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira.

A inauguração oficial do certame está depois agendada para as 16h30, momento que, além do ‘Presunto de Honra’, incluirá a atuação do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.

Ao longo dos três dias a música é um dos destaques da feira, com concertos de Nuno Ribeiro (sexta-feira) e Expensive Soul (sábado), ambos às 23h30, e de Cláudia Martins e Minhotos Marotos (domingo), às 17h30.

O programa inclui ainda o 3.º Concurso de Linguiças Caseiras e o tradicional Concurso de Grunhidos.

Ao longo dos três dias, a Feira do Porco Alentejano em Ourique contará igualmente com cante alentejano, uma exposição pecuária da raça, diversões infantis, animação de rua, ‘showcookings’ e sorteios de presuntos.

Alpiarça, no distrito de Santarém, é o município convidado do certame em 2024, por partilhar com Ourique “uma forte ligação aos trabalhos dos campos e à produção agrícola de qualidade”, revelou a câmara municipal em comunicado.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub