Évora vai ter “Teatro às Três Pancadas” e Baile Literário no Dia Mundial do Teatro

Ambos os eventos têm entrada gratuita

O espetáculo “Teatro às Três Pancadas”, de António Torrado, com encenação de Jorge Baião, e um Baile Literário, vão ser levados à cena no Teatro Garcia de Resende, em Évora, na quarta-feira, 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, às 19h00 e às 21h00, respetivamente.

Os dois eventos são gratuitos, numa organização conjunta do Cendrev – Centro Dramático de Évora e da Cosmogama.

O “Teatro às Três Pancadas”, de António Torrado, com encenação de Jorge Baião, é a mais recente produção da companhia, estreada este mês.

«Deste livro, incluído no Plano Nacional de Leitura, serão apresentadas três peças: “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono”. Segundo António Torrado, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais», segundo o Cendrev.

Em “Teatro às Três Pancadas” «uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espetáculo, onde a música transforma o caminho em festa. Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e “o prazer irresistível de inventar o Teatro”. Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador e que nos permite ser o que quisermos. É nesse universo de transformação que vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos».

Mais tarde, às 21h00, sob a direção de Fabrice Melquiot, da Cosmogama, terá lugar o “Baile Literário”.

«O dramaturgo francês irá escrever uma história em oito episódios a partir de uma playlist de oito músicas. Com uma restrição adicional: cada episódio da série deve terminar com o título da música seguinte na playlist. Quatro atores entregam as suas palavras e a playlist ao público, convidando-o a ouvir atentamente os textos e a dançar sem constrangimentos ao som das canções. “O Baile Literário” será uma hora e meia de febre literária e festiva, um espetáculo único, efémero e sempre eufórico», descrevem os promotores da iniciativa.

Ambos os eventos são gratuitos, tem lotações diferentes e carecem de levantamento de bilhete na bilheteira física do Teatro.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub