As empresas municipais de Loulé (Infralobo, Infraquinta e Inframoura) são as que têm menor percentagem de água não faturada e, como tal, menos perdas na rede, no Algarve, segundo o Relatório Anual dos Serviços de Água e Resíduos em Portugal (RASARP2023).
A Infraquinta com apenas 2,8% é quem lidera este ranking no Algarve, seguindo-se a Infralobo (6,7%) e a Inframoura (7%).
Estes números, segundo a Infralobo, «não só demonstram a excelência operacional destas entidades, mas também sublinham o compromisso do concelho de Loulé com a sustentabilidade e a eficiência hídrica».
«Este excelente desempenho tem sido uma constante nos últimos anos, refletindo o compromisso a longo prazo das entidades gestoras de Loulé com a excelência operacional e a sustentabilidade ambiental. É uma prova de que o investimento em eficiência hídrica não só é possível como é fundamental para a gestão responsável dos recursos hídricos», acrescenta.
Ainda assim, e segundo o relatório da ERSAR, apesar destes bons números, o total de perdas, no concelho de Loulé, é de 33%, apenas superado por Lagos (39%) e Lagoa (41,5%), no que a municípios com áreas medianamente urbana diz respeito.
Nos municípios com área predominantemente rural, os com maiores percentagem de água não faturada são São Brás de Alportel (43,8%), Alcoutim (42,7%) e Silves (42,5%).
O relatório pode ser consultado aqui.