O Algarve Wine Tourism, uma rota criada pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) em 2022, que combina vinhos e experiências, ganhou foi distinguida como melhor “Enoturismo 2023” na edição deste ano dos Prémios Grandes Escolhas, que foram entregues no dia 1 de Março, no Centro de Congressos do Estoril.
Os Prémios Grandes Escolhas «visam reconhecer o que de melhor é feito em Portugal no setor da gastronomia e do enoturismo, pelo que neste evento são premiados “Os Melhores do Ano”, reconhecendo assim anualmente, e de acordo com os critérios editoriais da revista, a excelência do trabalho destes setores», segundo a CVA.
Os prémios dividem-se em categorias para os melhores vinhos, profissionais, empresas, produtos, restaurantes, garrafeiras e instituições ligadas à produção e comercialização do vinho em Portugal.
«Através do Algarve Wine Tourism, é possível descobrir uma rota irreverente e dinâmica pelos vinhos da região, promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve, entidade responsável pela certificação dos produtos vitivinícolas, com denominação de origem em Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, e indicação geográfica do Algarve», segundo Sara Silva, presidente da direção da Comissão Vitivinícola do Algarve.
A distinção do troféu “Enoturismo 2023” vem «atestar e reforçar a qualidade e excelência desta rota e respetivos produtos, fazendo o pairing perfeito para uma visita ao Algarve, que alia experiências de gastronomia, lazer, património e degustação dos vinhos algarvios, reforçando deste modo a sua missão», considera a CVA.
Ao todo, foram entregues 20 troféus na gala de dia 1.
Sara Silva, quando foi chamada ao palco para receber o prémio, «agradeceu a todos os responsáveis pelo reconhecimento, reforçando ainda alguns daqueles que continuam a ser os valores, missão e objetivos da Comissão Vitivinícola do Algarve, nomeadamente acerca da sua expansão e contributo para o desenvolvimento da região».