Aldeia no concelho de Castro Verde mantém tradição de “chocalhar” casas na Páscoa

Este ano, o “Sábado de Aleluia” na freguesia de São Marcos da Ataboeira inicia-se às 7h00, com passagem pelas localidades de Figueirinha, Guerreiro e Salto

A tradição pascal do “Sábado de Aleluia” continua viva em São Marcos da Ataboeira, no concelho de Castro Verde (Beja), onde cerca de 30 pessoas vão este ano voltar a entrar a chocalhar pelas casas da aldeia.

A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia em conjunto com o grupo “Amigos da Aleluia”, remonta a meados do século passado, tendo sempre lugar no sábado que antecede a Páscoa.

«É uma tradição bonita, a única que existe no concelho de Castro Verde e que continua a ser dinâmica e ativa, em que as pessoas todos os anos acabam por estar ansiosas, à espera» de acontecer, disse à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia Sara Saturnino.

A autarca reforçou que se trata de «uma tradição muito diferente e muito interessante», que faz com que muitos naturais de São Marcos da Ataboeira também visitem a aldeia neste dia, «com o intuito de assistir e fazer com que a Aleluia continue».

Segundo a tradição, no “Sábado de Aleluia” um grupo de pessoas junta-se «de madrugada», percorrendo a pé a aldeia e as restantes localidades da freguesia alentejana.

Durante o périplo, os participantes vão entrando nas casas, a abanar os chocalhos que levam nas mãos, saindo sempre por uma porta diferente.

«Dizem as lendas que [esta tradição] traz boas coisas e abençoa a casa se o grupo a ‘chocalhar’ por dentro», explicou Sara Saturnino, acrescentando: «As pessoas fazem muita questão de abrir a porta ao grupo, para este poder chocalhar dentro de suas casas».

Depois, já em São Marcos da Ataboeira, os “Amigos da Aleluia” dirigem-se à igreja da aldeia, entrando por uma porta e saindo por outra e, em seguida, dão nove voltas em redor do edifício, sempre a ‘chocalhar’.

No final, os participantes entoam um cântico a São Marcos, padroeiro da freguesia.

No início, esta tradição era ‘reservada’ aos homens, mas neste momento «já há mulheres e crianças que ‘chocalham’ a aleluia», observou a presidente da junta de freguesia.

Além do mais, continuou, «já se juntou [ao grupo] toda uma série de pessoas mais novas, que também têm interesse em continuar a tradição e têm sido bastante dinâmicas e ativas».

Este ano, o “Sábado de Aleluia” na freguesia de São Marcos da Ataboeira inicia-se às 7h00, com passagem pelas localidades de Figueirinha, Guerreiro e Salto.

Às 9h00, o grupo inicia a arruada em São Marcos da Ataboeira, estando a entrada na igreja prevista para as 11h00.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub