Universidade de Évora promoveu a sustentabilidade da água no evento Water4All

Iniciativa contou com especialistas, mas também com agentes económicos e sociais e entidades públicas locais

Imagem de arquivo

A Universidade de Évora (UÉ) fez uma consulta a agentes locais dos setores económico e social e a entidades públicas, no evento Water4All, que teve lugar na quinta-feira, dia 22 de Fevereiro, no Colégio Espírito Santo, em Évora.

O encontro contou com a presença de peritos internacionais que implementaram e gerem casos de sucesso na gestão sustentável da água na Europa e a participação de mais de quatro dezenas de agentes locais dos setores económico e social e entidades públicas ligadas à gestão da água e desenvolvimento local.

Com o conhecimento ganho, a UÉ ambiciona criar um Laboratório Vivo em Água do Alentejo,

A iniciativa de quinta-feira visou, «de forma conjunta e participada, inventariar necessidades em investigação, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do recurso água, com base nas potencialidades, constrangimentos e desafios/soluções que os atores locais, das diferentes tipologias de entidades, identificam no território», segundo a UÉ.

A Universidade de Évora é um dos representantes em Portugal da parceria europeia Water4All, que conta com mais de 90 parceiros de 33 países. Tem atualmente um orçamento de 130 milhões de euros para o período de 2022-2030.

«É a primeira vez que um financiamento tão expressivo e por um período tão extenso é assegurado a diversas instituições europeias», destaca a universidade alentejana.

A Water4All pretende promover a segurança hídrica para todos, tendo como objetivos gerais: Fortalecer a colaboração e coordenação estratégica em Investigação e Inovação (I&I) no setor hídrico; apoiar e promover a demonstração e o acesso ao mercado de soluções inovadoras; comunicar conhecimento e dados relacionados à água; fornecer ferramentas para gestão da água; e conceber e implementar abordagens para o desenvolvimento participativo da inovação

«A Water4All impulsionará transformações sistémicas e promoverá o estabelecimento de parcerias entre proprietários de problemas e fornecedores de soluções, sendo por isso muito importante o envolvimento dos stakeholders alentejanos nesta parceria», acrescenta.

A participação da Universidade de Évora na Water4All pretende, entre outros objetivos, «contribuir para estruturar e alavancar a investigação em matéria de água nos diversos sectores no Alentejo. Com este intuito pretende vir a criar um laboratório vivo em que as necessidades em investigação, tecnologia e inovação, possam ser inventariadas de modo a que, os projetos identificados como necessários possam responder a problemas diários dos operadores».

O projeto Water4All é cofinanciado pela União Europeia.

 

 



Comentários

pub