Universidade de Évora lança prémio para alunos do ensino secundário evocativo do 25 de Abril

Prémio tem como objetivo «estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura»

A Universidade de Évora (UÉ) lança, a todas as escolas secundárias do país, o desafio de participar no seu mais recente Prémio “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”.

Este novo prémio tem como objetivo «estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura, tendo como base e inspiração a Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito das comemorações do seu quinquagésimo aniversário».

Visa, em paralelo, «apelar à participação dos grupos jovens nestas comemorações e incentivar a articulação entre diferentes níveis de ensino».

Esta iniciativa da Universidade de Évora surge centrada na temática daquele acontecimento histórico, destinada a valorizar os talentos literários e artísticos dos estudantes do ensino secundário, tomando como base a comemoração de uma data marcante da história recente de Portugal.

São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 15 anos e inscritos no ensino secundário (incluindo escolas do Ensino Artístico Especializado).

A entrega do Prémio, no valor de 1.500 (mil e quinhentos) euros, por categoria, será efetuada em cerimónia pública a realizar na celebração do Dia da Universidade de Évora, data comemorada anualmente no dia 1 de Novembro, durante a qual a obra escolhida na categoria de composição será apresentada, enquanto a obra escolhida na categoria pintura e ilustração será também exposta.

Para avaliar as obras em prosa, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora), Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra).

Para as obras em verso, o júri é composto pelos professores universitários: Elisa Nunes Esteves (Universidade de Évora), Carla Ferreira de Castro (Universidade de Évora) e Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe).

No que respeita à composição musical, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Telles (Universidade de Évora), Christopher Bochmann (Universidade de Évora), Pedro Amaral (Universidade de Évora) e por Sara Carvalho (Universidade de Aveiro).

Já no que respeita à categoria pintura e ilustração, integram o júri os professores da Universidade de Évora Filipe Rocha da Silva, Pedro Portugal e a artista plástica Margarida Lagarto.

As candidaturas decorrem até às 24h00 do dia 19 de Junho do presente ano, por correio eletrónico, para o endereço [email protected]

 



Comentários

pub