Projeto de defesa do montado de associação de Mértola distinguido em prémio da REN

A iniciativa da ADPM pretende incentivar a conservação do montado, um habitat classificado e protegido pela União Europeia

O projeto “Desenvolvimento Sustentável do Montado – capitalização dos SIGM” (Sistema Integrado de Gestão do Montado), da Associação de Defesa do Património de Mértola, foi distinguido no Prémio AGIR da REN, cuja décima edição foi dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável, ficando em terceiro lugar.

A iniciativa pretende incentivar a conservação do montado, um habitat classificado e protegido pela União Europeia.

O projeto “Leaders Gang”, da Mentes Empreendedoras, foi o vencedor do AGIR, enquanto A Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento em Territórios de Baixa Densidade, sediada em Miranda do Douro, ficou em segundo lugar, graças à iniciativa “Academia de Líderes Rurais”.

A iniciativa da Associação de Defesa do Património de Mértola pretende incentivar a conservação do montado, um habitat classificado e protegido pela União Europeia e uma das paisagens mais emblemáticas do Mediterrâneo, mas também uma das mais ameaçadas. O estado de conservação do montado foi avaliado como inadequado em Portugal, estimando-se que a sua área esteja a diminuir em 5.500 hectares por ano.

O projeto, através da partilha de informação e da capitalização da ferramenta de apoio à decisão SIGM, pretende a reversão desse declínio. A expectativa é que o projeto capacite produtores e técnicos para que contribuam para a proteção do montado, incentivando ao desenvolvimento socioeconómico, conservando a biodiversidade e aumentando os serviços providenciados por este ecossistema, como o sequestro de carbono.

O projeto irá incluir sessões de formação e sensibilização para boas práticas de conservação do montado, esperando-se alcançar cerca de 200 proprietários, e a dinamização de uma rede de montados demonstrativos de adaptações às alterações climáticas.

Para Ricardo Vieira, da Associação de Defesa do Património de Mértola, uma ONG de Ambiente que nasceu em 1980 com o objetivo de conciliar a conservação dos recursos naturais com o desenvolvimento dos territórios rurais, a distinção na 10ª edição do prémio AGIR, «irá contribuir para a melhoria da conservação do Montado através da divulgação de conhecimento, cooperação e da inovação multi-ator».

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub