Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado a nível mundial

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado domingo, 11 de Fevereiro, em Paris

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido nos prémios V d’Or 2024 na categoria “Best Joint Initiative”, que destaca o programa da região alentejana como a melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado domingo, 11 de Fevereiro, em Paris, na “La Nuit des V’Or”, que marcou o arranque da Wine Paris & Vinexpo Paris, uma das principais feiras internacionais dedicadas ao mundo dos vinhos.

Esta, que é uma iniciativa francesa, celebra a excelência dos players do setor em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável, distribuídos em cinco categorias:  iniciativa coletiva, iniciativa de transmissão, novas soluções para negócios, experiência de marca e marketing ecologicamente responsável.

Em nota, a Vinhos do Alentejo frisa que a organização destacou o PSVA «pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo».

Sobre os prémios, Michel Chapoutier, chairman do Comité dos V d’Or, salientou que «estes são os futuros óscares internacionais do vinho».

João Barroso, coordenador do PSVA, afirma que «a força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/ WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do PSVA2.0, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor. É por eles, com eles e para eles que existe um PSVA».

Desde o lançamento, em 2015, a iniciativa de desenvolvimento sustentável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana já foi reconhecida internacionalmente com prémios como no “The Drinks Business Green Awards”, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI, o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia, o galardão “Sustainability Initiative Award” dos IRGAwards, uma iniciativa da Deloitte, ou ainda os “Prémios Verdes”, uma parceria da Revista Visão com o grupo Águas de Portugal.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub