O Gajo e Ricardo Vignini apresentam hoje “Terra Livre” em Évora

“Oportunidade única de ver [e ouvir] a portuguesa viola campaniça e a brasileira viola caipira no mesmo palco”

O projeto “Terra Livre”, que junta os músicos português O Gajo e brasileiro Ricardo Vignini, passa por Évora, este sábado à noite, com um concerto na sede da Sociedade Harmonia Eborense.

Esta atuação faz parte da digressão nacional do projeto musical e é “a oportunidade única de ver [e ouvir] a portuguesa viola campaniça e a brasileira viola caipira no mesmo palco, numa performance colaborativa entre O Gajo e Ricardo Vignini”.

A digressão nacional abriu com um espetáculo único no CCB em Lisboa, seguindo depois para Braga e Coimbra. Este fim-de-semana chega ao Sociedade Harmonia Eborense pelas 23h00.

“Terra Livre” é o disco/território exploratório destes dois músicos aventureiros. “Portugal e Brasil em estreita afinidade e duas culturas a uma só voz. Para o palco, as violas levam toda a sua bagagem cultural, a sua sonoridade característica e um repertório único e original, resultante de uma empatia musical que se transformou numa amizade inovadora, capaz de atravessar fronteiras e oceanos”, explicam os promotores do espetáculo.

O encontro transatlântico do português João Morais, mais conhecido como O Gajo, com o brasileiro Ricardo Vignini, aconteceu no ano de 2022 através das redes sociais.

Tratou-se de “uma sintonia musical ativou um primeiro contacto com a participação de Vignini no disco d’O Gajo “Não Lugar” (2023) e que rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes tocadores. O resultado foi este “Terra Livre”.

No Brasil, Ricardo Vignini, que tem uma carreira a solo de 20 anos, leva a sua Viola Caipira em grandes viagens desde as referências tradicionais, a abordagens mais personalizadas e contemporâneas.

Em Portugal, O Gajo faz um caminho similar, levando a sua tradicional Viola Campaniça para territórios artísticos mais urbanos e atuais, inspirados na sua carreira musical ligada ao rock de mais de 25 anos.

Os bilhetes para os concertos de apresentação de “Terra Livre” ao vivo já se encontram disponíveis nos locais habituais.

 



Comentários

pub