Novo Parque Desportivo e de Lazer de Moura vai ser inaugurado este domingo

Obra de requalificação implicou um investimento de 487.737,49 euros

A obra de requalificação do Jardim de Santa Justa, em Moura, que deu origem ao novo Parque Desportivo e de Lazer Dr. Francisco Baixinho Cravo, está concluída e vai ser inaugurada este domingo, 25 de Fevereiro, às 12h00. 

Com estas obras, que implicaram um investimento de 487.737,49 euros, aquele espaço público ficou dotado de um polidesportivo e de espaços de lazer com um quiosque com esplanada, um percurso ciclável, áreas de relva e sombras com garantia de condições de acessibilidade.

«Foram ainda contempladas premissas de sustentabilidade nomeadamente ao nível do aproveitamento da nascente existente para a rega dos espaços verdes», frisa a autarquia de Moura, que, no dia 7 de Fevereiro, em reunião de Câmara, decidiu atribuir ao espaço o nome Parque Desportivo e de Lazer Dr. Francisco Baixinho Cravo, «por forma a homenagear uma das personalidades mais marcantes e acarinhadas da sociedade mourense».

Francisco José de Aragão Baixinho Cravo nasceu em Guimarães, no dia 20 de Setembro de 1949, e foi nesta cidade que viveu até aos dois anos.

Dos 6 aos 10, Francisco viveu em Moura com os seus avós maternos, avô Baixinho (então Presidente da Câmara de Moura) e a Avó Amália.

De Moura, aos 11 anos, seguiu para Portimão, onde viveu com os pais e os 3 irmãos.

Em 1968, Francisco vai para Coimbra estudar Direito. Foi também nesse período que conheceu o amor da sua vida, Maria Manuela.

Em 1973 casa com Maria Manuela Feu Mascarenhas Leote Cravo, com quem teve três filhos: Joana Leote Cravo, Diogo Leote Cravo e Tiago Leote Cravo.

Francisco José de Aragão Baixinho Cravo escolheu Moura para viver e constituir família. Desde 1973 em Moura, para além da advocacia e do “Dr. Cravo” que todos conhecem, Francisco foi professor na Escola Secundária, onde lecionou várias disciplinas durante cerca de 10 anos.

Em Moura estagiou com o Dr. Lino Delgado e, findo o estágio, abriu o seu escritório onde ainda hoje se mantém, na Rua Conselheiro Augusto Castro.

Segundo a autarquia, à margem do Direito, Francisco entregou-se a múltiplas causas mourenses: Moura Atlético Clube (como jogador de várias camadas, treinador e presidente da Mesa da Assembleia Geral), os Bombeiros Voluntários de Moura, o Lar de Idosos ou o Núcleo Sportinguista de Moura.

Hoje, Francisco tem 74 anos e, apesar de reformado, ainda advoga e dá aulas no Instituto Politécnico de Beja, no
curso de Solicitadoria e é professor na Universidade Sénior.

No tempo que lhe sobra, joga futebol com os colegas veteranos do MAC, convive com a sua família (onde se incluem
os 4 netos: Martim, Maria, Francisco e Maria Madalena) e amigos, cuida do seu olival e dedica-se à poesia.

A obra de requalificação do novo Parque Desportivo e de Lazer Dr. Francisco Baixinho Cravo beneficia de financiamento no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

 

 



 

Comentários

pub