Feira do Queijo do Alentejo apresenta 60 queijarias em Serpa

Haverá queijos de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego

Um total de 160 expositores, dos quais 60 de queijos, marca presença numa feira dedicada a esta iguaria que se realiza em Serpa, a partir de amanhã, dia 23, e até domingo.

Organizada pela Câmara Municipal de Serpa e pela comissão promotora, a Feira do Queijo do Alentejo, que vai para a sua 23.ª edição, decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Entre os produtores e comerciantes de queijos, contam-se stands dedicados aos de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, que apresentam queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca ou mistura.

Amanteigados, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, requeijão, almece e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais são dos produtos à venda.

Segundo a autarquia, os restantes 100 expositores presentes no certame são de produtores de enchidos, mel, doçaria, artesanato, além de tasquinhas e stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.

O programa inclui atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição de ovelhas e demonstrações de tosquia, concursos, workshops e demonstração de cães de pastoreio.

Outro dos focos do certame é o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, aberto a todos os produtores de queijos presentes, cujos resultados serão divulgados no domingo à tarde.

Atuações de grupos corais, animação musical, demonstrações de artesanato, a apresentação do livro “Sistemas extensivos do Sul. Escritos em homenagem a Inocêncio Seita Coelho” e uma jornada técnica sobre os desafios dos queijos tradicionais portugueses estão também em destaque.

A Feira do Queijo do Alentejo é organizada pelo município e pela comissão promotora, que junta várias entidades do concelho e da região.

Clique aqui para conhecer o programa completo.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub