Eleições Legislativas: Quinze candidaturas no círculo de Beja, que elege três deputados

PS e Aliança Democrática apresentam novos cabeças de lista face a 2022

O círculo de Beja, que elege três deputados para a Assembleia da República, contabiliza 15 candidaturas nas eleições legislativas de 10 de Março, com PS e Aliança Democrática a apresentarem novos cabeças de lista face a 2022.

Nas últimas eleições, o PS garantiu dois dos três mandatos por este círculo e, este ano, quem surge a liderar a sua candidatura é o deputado Nelson Brito, que passou do segundo para o primeiro lugar, relativamente à lista de 2022.

Trata-se de uma “troca” com o também deputado Pedro do Carmo, presidente da comissão parlamentar de Agricultura e que agora surge como número dois da lista do PS.

Nelson Brito tem 48 anos e é natural de Aljustrel, concelho onde foi o primeiro socialista a liderar a câmara municipal, entre 2009 e 2021. É licenciado em Direito e atual presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS.

Igualmente novidade é o cabeça de lista da Aliança Democrática, Gonçalo Valente, de 43 anos e presidente da Distrital de Beja do PSD.

Licenciado em Agronomia, Gonçalo Valente é empresário e desempenha também funções de vereador, na oposição e sem pelouros, na Câmara de Ourique, município de onde é natural.

Nas eleições de 2022, coube à CDU eleger o outro deputado por Beja, João Dias, que volta a ser a aposta desta força política por este círculo.

Natural de Beja, João Dias tem 50 anos e é enfermeiro de profissão, estando no parlamento desde 2018.

Quarta força política mais votada na região em 2022, o Chega apresenta como cabeça de lista nestas eleições a professora Diva Ribeiro, de 49 anos, atual coordenadora da concelhia de Beja do partido e presidente da mesa distrital.

Nos restantes partidos com representação parlamentar, são cabeças de lista por Beja o oficial judicial José Esteves, 61 anos, pelo Bloco de Esquerda, a professora e empresária Ana Paula Pereira, 43 anos, pela Iniciativa Liberal, o médico Luís Coentro, 49 anos, pelo PAN, e o estudante universitário Fausto Fialho, 28 anos, pelo Livre.

Irís La Féria (Volt), Pedro Ficalho Maciel (Nova Direita), Ricardo Camões (RIR – Reagir Incluir Reciclar), António Arantes (ADN), Bento Marques (Alternativa 21), Cristina Chalaça (Ergue-te) e Maria Pinto (PCTP-MRPP) são os restantes cabeças de lista por Beja.

Com 119.112 eleitores inscritos para as eleições legislativas de 10 de março, menos 1.776 que em 2022, Beja é o distrito mais extenso do país e tem uma economia muito ligada à atividade agrícola e ao turismo.

No distrito, existem também duas minas em laboração, a de Aljustrel e a de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, que produzem, sobretudo, cobre e zinco.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub