Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

O indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, aumentou entre Novembro e Janeiro, e os preços no consumidor aceleraram para 2,3% em Janeiro, divulgou hoje o INE.

De acordo com a “Síntese Económica de Conjuntura” do Instituto Nacional de Estatística (INE), na perspetiva da despesa, o indicador de atividade económica aumentou de forma menos intensa em dezembro, tendo o indicador de consumo privado acelerado e o indicador de investimento apresentado uma diminuição em termos homólogos.

Segundo o instituto estatístico, os indicadores de curto prazo, disponíveis para dezembro, revelam uma aceleração real na construção e uma diminuição na indústria e nos serviços.

vamos à vila 2025

O índice de produção na construção acelerou para uma variação homóloga de 5,5% em Dezembro, após ter aumentado 5% no mês anterior, sendo que, no quarto trimestre de 2023, aquele índice aumentou 5,4% (5,7% no trimestre precedente) e no total do ano de 2023 verificou-se um aumento de 5,8%, acelerando significativamente face a 2022 (2,3%).

O indicador quantitativo de consumo privado acelerou em Novembro e Dezembro, após ter desacelerado no mês anterior, e o indicador de confiança dos consumidores aumentou em Dezembro e Janeiro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores.

Quanto ao investimento, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) diminuiu, em termos homólogos, em Dezembro, após oito meses de taxas de variação positivas.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

algarve_turistas_turismo_epoca balnear_praias_er_02

PIB do Algarve subiu mais do que a média nacional após a pandemia

Foto da Nova Direção empossada-min|claudio lima ordem economistas (2)|claudio lima ordem economistas (1)|claudio lima ordem economistas 1|claudio lima ordem economistas 2|direcao ordem economistas

Novo presidente Cláudio Lima quer manter Ordem dos Economistas como «força viva» no Algarve

NERA

NERA entra em 2025 com «uma visão renovada» e muitos projetos na calha