Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

O professor e historiador de arte Florival Baiôa Monteiro, galardoado pela Câmara de Beja com a Medalha de Mérito Artístico e Cultural, morreu hoje de madrugada, naquela cidade alentejana, vítima de doença oncológica, revelou um familiar.

Em declarações à agência Lusa, a mesma fonte indicou que Florival Baiôa Monteiro, de 73 anos, natural de Beja, faleceu em casa, onde se encontrava «há alguns dias», após um período de internamento no Hospital da Luz, em Lisboa.

Licenciado e doutorado em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Florival Baiôa foi professor de História, fundador e presidente da Associação de Defesa do Património de Beja (ADPB) e um dos responsáveis pelo movimento Beja Merece +.

lagos eventos

Ao longo da sua vida envolveu-se em diversos projetos e iniciativas ligadas à história da cidade de Beja, tendo sido distinguido pela câmara municipal, em 2019, com a Medalha de Mérito Artístico e Cultural.

Em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, o Município de Beja expressou «profunda consternação» e comunicou o falecimento de Florival Baiôa, «conhecedor ímpar da história da cidade, em múltiplas vertentes da mesma, e dinamizador incansável de um vasto conjunto de atividades culturais e lúdicas um pouco por todo o concelho de Beja ao longo da sua vida».

 



são brás de alportel
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Homem morre em atropelamento ferroviário em Faro

Deputado do PS por Beja questiona Governo sobre «degradação» do transporte ferroviário

Sul Informação - Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Sul Informação - Vidigueira promove sessão de esclarecimento sobre Central Fotovoltaica da Sobreira de Baixo

Movimentos do Alentejo contra megaprojetos exigem ordenamento da energia renovável