Alvito lidera consórcio que apresentou candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo”

Os dois eixos são a herança cultural e histórica que a Civilização Islâmica deixou neste território e a digitalização

O Município de Alvito lidera o consórcio que apresentou a candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo” ao Alentejo 2030, no âmbito do Aviso de Concurso aberto para as Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC), no âmbito do PROVERE.

Além de Alvito, o consórcio é composto pelos Municípios de Beja, Mértola e Moura, bem como a Universidade de Évora, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Campo Arqueológico de Mértola, a EBM – Associação Estação Biológica de Mértola, a ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, a Novalvito – Escola Profissional de Alvito, SPIRA, Associação Heranças do Alentejo, Confraria dos Gastrónomos do Alentejo e ainda DarkSky Alqueva.

Segundo a Câmara de Alvito, este consórcio «estrutura-se em torno de dois eixos fundamentais: o primeiro, é a herança cultural e histórica que a Civilização Islâmica deixou neste território entre os séculos VIII e XIII e da qual existem vestígios materiais e imateriais, tradições, técnicas e saberes que moldaram as gentes que residem e trabalham no Alentejo».

O segundo é «a digitalização como meio de valorização, disseminação e desenvolvimento económico de um conjunto de áreas de atividade emergentes e tradicionais no Baixo Alentejo».

A EEC PROVERE “Tradição Islâmica no Alentejo” deve ser, assim, considerada como «um instrumento programático de caráter estratégico e de âmbito supramunicipal, que deve estar articulado com a Estratégia de Especialização Inteligente e restantes instrumentos de gestão territorial e com as estratégias aprovadas ou previstas, tais como, os planos territoriais ou de desenvolvimento, sustentabilidade e atratividade dos municípios e das regiões», acrescenta a autarquia.

Será estruturado «um quadro coerente de ações e medidas que sustentem a realização desta estratégia, a médio e longo prazo, onde os diversos agentes económicos e sociais, quer de natureza pública, quer privada, se reconheçam enquanto participantes ativos».

 

 

Numa fase de grande transformação do trabalho e de evolução tecnológica, assim como de novos estilos de vida, «verifica-se um significativo aumento das migrações
(temporárias ou mais prolongadas)».

Sendo o Alentejo uma das regiões em que se prevê um saldo muito positivo em termos de crescimento da população residente durante a presente década, as estratégias de atração, nomeadamente através da oferta de condições de vida de qualidade, serão decisivas para o processo de afirmação dos territórios nos próximos anos.

A EEC PROVERE “Tradição Islâmica no Alentejo” tem como ambição contribuir de forma decisiva para incrementar a atratividade do território do Baixo Alentejo em termos de qualidade de vida e de coesão social e de referência como opção de residência para casais jovens altamente qualificados na região.

Nesse sentido, a valorização deste património e a criação de novos laços de desenvolvimento económico e tecnológico com os países islâmicos e com os seus descendentes espalhados, principalmente pela União Europeia, mas também pelos Estados Unidos será o objetivo deste projeto.

O projeto centra-se na produção de conhecimento científico e valorização do património cultural e arqueológico em presença no território, na estruturação e promoção de oferta de turismo cultural, histórico e científico, no desenvolvimento de indústrias do conhecimento, da cultura e da criatividade relacionadas com o mundo Islâmico, e com a história e tradição islâmica do Alentejo.

O projeto tem ainda como foco a promoção da agricultura sustentável, biológica e circular, focalizada na valorização de recursos endógenos e em soluções para a adaptação às alterações climáticas e combate à desertificação no contexto edafoclimático de semiárido mediterrânico e a criação de parcerias para o investimento com a comunidade Islâmica, nomeadamente de Marrocos aos países do Golfo e com a Turquia.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub