Alqueva beneficiou de “inverno produtivo normal” e está “acima de 85%”

Segundo o presidente da EDIA

A Albufeira de Alqueva está “acima de 85% de capacidade” e beneficiou de “um inverno produtivo normal”, revelo à Lusa, em Ferreira do Alentejo, o presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

“Hoje [sexta-feira] de manhã a albufeira estava perto da cota 150, na cota 149,91. Isto tem algumas pequenas flutuações diárias, mas o que importa é que o sistema está acima dos 85% e beneficiou, naturalmente, das chuvas deste Outono e Inverno”, afirmou José Pedro Salema.

Há cerca de um mês, em 22 de Janeiro, a reserva encontrava-se “a 80%” da capacidade, de acordo com informação divulgada nessa data pela EDIA.

Tal deveu-se à chuva “a partir da segunda metade de Outubro e, depois, na segunda metade de Janeiro”, reforçou o presidente da empresa gestora.

“E agora, em Fevereiro, também já [choveu] alguma coisa. As ribeiras correm, o [rio] Guadiana está hoje com [um caudal de] perto de 60 metros cúbicos por segundo, ainda está com um caudal interessante. Portanto, é um Inverno produtivo normal”, concluiu José Pedro Salema.

A situação desafogada da barragem de Alqueva não tem, no entanto, reflexos no Algarve, que se encontra em situação de alerta devido à seca, apesar de também ter “encaixado algumas dezenas de milhões de metros cúbicos nas últimas semanas”.

“E o Inverno ainda não acabou, portanto, temos de ter esperança de que venha mais chuva”, desabafou José Pedro Salema.

No mesmo dia, o presidente da EDIA disse que a empresa que gere tem “reservas” quanto à captação de água no rio Guadiana para reforçar as reservas da Barragem de Odeleite, no Algarve.

O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva é garantia de água para a agricultura, com uma área de regadio com 130 mil hectares, para o abastecimento público e industrial e para a produção de energia hidroelétrica, além de potenciar o turismo na região do Alentejo.

O Governo anunciou um conjunto de medidas para enfrentar a seca, dirigidas quase todas ao Algarve, enquanto, no que respeita ao Alentejo, adjudicou a ligação da barragem do Monte da Rocha (Ourique) a Alqueva, obras que envolvem um investimento de 28,5 milhões de euros e que devem ficar prontas “até final de 2025”.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub