Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O laboratório colaborativo S2AQUA, da Universidade do Algarve, integra um projeto de investigação inovador para explorar o futuro de novas fontes de proteína. Trata-se do projeto FEASTS, que foi lançado em janeiro deste ano, num encontro em Lisboa, que reuniu o consórcio de 36 instituições, oriundas de 17 países.

O S2AQUAcoLAB participa ativamente neste projeto, na vertente de desenvolvimento e promoção de uma aquacultura celular sustentável.

O projeto FEASTS (Fostering European Cellular Agriculture for Sustainable Transition Solution), financiado pelo Horizonte Europa, tem como objetivo disponibilizar uma base de conhecimento alargada, dedicada ao cultivo de carne e peixe em laboratório, bem como o seu papel no sistema alimentar.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Ao longo dos próximos três anos do projeto, serão abordadas questões relacionadas com o uso de tecnologias sustentáveis para a produção, aspetos nutricionais, de regulação e ética, assim como análises de ciclo de vida ambiental, económica e social da produção aquícola itradicional e da aquacultura celular.

Este projeto é um desafio a vários níveis, explica Joana Rosa, investigadora do S2AQUAcoLAB na área da Aquacultura celular, envolvida no FEASTS desde o seu início: “este projeto vem dar um impulso a esta nova forma de produção de proteína animal para consumo humano, ao mesmo tempo que responde a outras problemáticas que surgem sempre que se fala em produção alimentar, tais como a sustentabilidade e a escassez alimentar”.

A prática de cultivo de proteína, para obter carne e peixe, “tem o potencial de mitigar os efeitos negativos dos métodos intensivos usados atualmente, ao mesmo tempo que possibilita a disponibilização de produtos seguros, nutritivos e acessíveis”, explica o S2AQUA.

São argumentos e resultados que serão igualmente apresentados aos principais atores da indústria da produção, que o projeto FEASTS pretende envolver ativamente no design de processos e cenários futuros.

Os consumidores são também um público-alvo que o projeto identificou, tendo sido desenhadas atividades específicas para trabalhar aspetos como a lacuna de conhecimento em relação à nutrição e segurança alimentar.

Ações como workshops e estudos de grupos-foco serão levados a cabo para avaliar as preferências dos consumidores, aferir a diversidade cultural em termos alimentares e a aceitação de novos produtos.

“Todas estas ações abrirão portas a discussões abertas e informadas sobre o papel da agricultura e da aquacultura celular, face à crescente procura de proteína, por parte da população”, acrescenta o laboratório colaborativo algarvio.

A indústria pecuária, no atual sistema alimentar, gera 17% das emissões totais de gases de efeito estufa, fornecendo apenas 18% das calorias globais e 37% das proteínas globais.


Consórcio FEASTS e o S2AQUA
O consórcio do FEASTS inclui algumas das principais universidades e institutos de investigação europeias, startups, aceleradoras de negócios, consultores independentes, iniciativas internacionais de inovação alimentar, representantes das indústrias agrícola e aquática, assim como uma associação de consumidores.

Um dos mais ambiciosos objetivos do FEASTS é estabelecer um modelo de gestão para o setor a nível da União Europeia e criar um quadro para a produção sustentável de produtos cultivados seguros, nutritivos e amplamente acessíveis a todos os consumidores.

O S2AQUA compromete-se a ser um contribuinte ativo e líder no avanço de práticas sustentáveis na indústria de aquacultura.

Este projeto reforça o compromisso contínuo do S2AQUA em impulsionar a inovação, promover a sustentabilidade e fornecer soluções e novos produtos que beneficiem tanto a indústria quanto a sociedade.

 



maozorra
teatro das figuras

Também poderá gostar

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”

unnamed (1)

Arqueólogos do ICArEHB participam em estudo sobre a última Idade do Gelo