Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Águas de Santo André (AdSA) está a preparar o arranque da empreitada de execução para a “Reabilitação do Canal de Ermidas”, que representa um investimento de 5,33 milhões de euros.

O contrato, assinado em Agosto de 2023, foi submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas, de acordo com as exigências legais, tendo recebido a declaração de conformidade desta entidade no passado dia 22 de Janeiro.

De acordo com a AdSA, esta empreitada, com uma duração prevista de 300 dias, surge da necessidade e da vontade reabilitar o Canal de Ermidas, pertencente ao Sistema de Morgavel, permitindo assegurar a continuidade do seu funcionamento e prolongando o seu período de vida útil.

Banner lateral albufeira

«O fornecimento de água industrial tem como principal origem a captação Ermidas-Sado, sendo a água conduzida através de um canal até à albufeira de Morgavel, onde é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA de Morgavel) e posteriormente transportada até ao Centro Operacional de Montes Chãos e, daí, distribuída à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)», lê-se na nota.

As intervenções serão realizadas ao nível mais estrutural, que engloba o revestimento do canal, reabilitação e/ou reposição de elementos como guardas e escadas, reabilitação de estruturas de betão como pontes canais e pontões, e demolição e reconstrução das estruturas que careçam duma intervenção mais profunda.

Ainda ao nível geotécnico será realizada a estabilização dos taludes de escavação e de aterro, através do preenchimento de ravinamentos e regularização e serão executas as necessárias limpezas das Passagens Hidráulicas existentes ao longo do traçado do canal.

Com a realização desta empreitada ficam assegurados todos os trabalhos de reabilitação necessários no atual canal de adução de água à Barragem de Morgavel, contribuindo para o aumento da resiliência e fiabilidade do sistema de abastecimento de água industrial ao Pólo industrial da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

A Águas de Santo André diz estar «comprometida em continuar a reforçar o investimento na região e acreditamos que somos, hoje, uma empresa de referência no setor, prestando um serviço público de qualidade à população e à indústria e que somos um parceiro ativo no desenvolvimento económico da região, atingindo um elevado nível de eficiência e sustentabilidade».

 



maozorra
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

inteligencia artificial 2

Profissionais da Administração Pública aprendem sobre inovação digital na CCDR Alentejo

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal