Vem aí mais uma edição da competição “Astronauta por um dia”

Este ano, o voo de gravidade zero acontece a 29 de Setembro em Beja

Foto: Agência Espacial Portuguesa

A Agência Espacial Portuguesa está a preparar mais um edição da iniciativa “Astronauta por um dia” , que este ano tem o voo de gravidade zero agendado para 29 de Setembro, em Beja. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes a oportunidade de flutuarem como astronautas.

A terceira edição da competição nacional “Astronauta por um Dia” (anteriormente conhecida como Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia) foi oficialmente lançada na passada sexta-feira, 19 de Janeiro, com a abertura do período de submissão de candidaturas à primeira fase da iniciativa.

As candidaturas estão abertas até ao dia 19 de Fevereiro e podem ser submetidas no website oficial, no qual também pode ser consultado o regulamento da competição.

O voo de gravidade zero acontece a 29 de Setembro, em Beja, na Base Aérea nº 11 da Força Aérea Portuguesa. À semelhança das edições anteriores, podem candidatar-se ao Astronauta por um Dia todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11º ano de escolaridade no corrente ano letivo.

Mantém-se ainda o formato do sistema de avaliação da competição, que simula os verdadeiros processos de seleção de astronautas.

Assim, de acordo com a organização, na primeira fase os candidatos terão de submeter informações gerais e de contacto e um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos.

Do número total de candidatos serão selecionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial.

 

 

À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de Aptidão Física. Desses, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual se selecionarão os 30 finalistas. Contudo, a participação no voo parabólico só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado clinicamente apto para voar.

Após o número recorde de candidaturas na edição de 2023, Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, perspetiva um novo crescimento este ano.

«O Astronauta por um Dia tem vindo a fazer um caminho de afirmação sustentada a nível nacional. Temos já 61 embaixadores da iniciativa, que representam várias regiões, e que dinamizam atividades nas suas comunidades para falar da experiência e cativar novos candidatos», disse.

Depois de ter recebido 552 inscrições na última edição, com um aumento de 20% face às candidaturas de 2022, «a Agência quer, mais uma vez, garantir uma representatividade geográfica total, um dos maiores objetivos nesta primeira fase», aponta Hugo Costa, referindo ainda que «esta é uma forma de levar o Espaço às famílias, para que todos se possam sentir parte desta viagem espacial».

Para Marta Gonçalves, gestora dos programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, a iniciativa tem mostrado aos jovens portugueses que «o Espaço é uma área acessível a todos».

«Com o Astronauta por um Dia também tentamos contornar a ideia de que o Espaço é algo longínquo, a que poucos podem aceder. Apostamos neste processo de seleção porque acreditamos que os nossos finalistas são pessoas polivalentes, com várias capacidades, e não apenas bons alunos», continuou.

A terceira edição do Astronauta por um Dia conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub