“Tinturaria Natural” é tema de seminário em Beja

Este é o segundo seminário, organizado pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres, em colaboração com o CEBAL

Giesta-dos-tintureiros

Um seminário sobre “Tinturaria Natural” realiza-se esta quinta-feira, 11 de Janeiro, a partir das 14h30, na Associação de Agricultores do Sul (ACOS), em Beja. 

A sessão terá foco nas Plantas Tintureiras, que são potenciais fontes endógenas de corantes naturais, e alternativas sustentáveis aos corantes sintéticos mais prejudiciais ao ambiente.

«A sessão visa destacar o potencial das plantas silvestres e os seus benefícios na extração dos seus corantes naturais, que são uma alternativa sustentável aos corantes sintéticos, causadores de maior poluição ambiental, contribuindo para os objetivos de uma economia mais sustentável e circular», diz a organização.

O seminário abordará estratégias de cultivo e recolha responsáveis das plantas tintureiras, com vista à sua utilização em maior escala, e também processos de extração dos corantes destas plantas, com foco em áreas onde podem ser aplicados: nas artes, na indústria alimentar, cosmética e têxtil.

A participação no evento é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. As inscrições podem ser feitas aqui.

Este é o segundo seminário, organizado pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres, em colaboração com o CEBAL, de um conjunto de três eventos com os temas – a Esteva, as Plantas Tintureiras e o Cardo, a decorrer nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, respetivamente.

 



Comentários

pub