Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública foi apresentado na CCDR Aentejo

Ferramenta é de uso gratuito para os municípios

“Ferramentas de Simulação das Etiquetas Energéticas do SGCIP (Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública) para Municípios” foi o tema do workshop, organizado pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

“O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SIGCIP) é uma plataforma digital que permite a gestão de consumos de energia e classificação do desempenho energético da iluminação das vias públicas”, baseada numa metodologia de cálculo criada pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), explicou a CCDR Alentejo.

Segundo o mesmo organismo, esta ferramenta, financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) e aprovada pela ERSE, é de uso gratuito para os municípios.

“O SGCIP surgiu porque existe um potencial significativo de melhoria da eficiência energética das infraestruturas de Iluminação Pública em Portugal” e, com esta ferramenta, os municípios podem otimizar o seu consumo energético, “resultando em economias significativas e redução do impacto ambiental”, frisou.

 



Comentários

pub