Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

Os preços de 14 dos 41 produtos que integravam o cabaz alimentar essencial já subiram acima dos 6% desde que terminou a medida do IVA Zero, na quinta-feira, segundo um balanço divulgado hoje pela Deco Proteste.

De acordo com a análise da organização de defesa dos consumidores, desde o último dia do IVA Zero, 4 de Janeiro, até segunda-feira, os preços que mais cresceram foram os do iogurte líquido, do óleo alimentar e do atum posta em azeite.

«Entre os dias 4 e 8 de Janeiro, o aumento médio dos 41 produtos foi de 5,29%, totalizando 7,51 euros e elevando o custo médio do cabaz de 141,97 euros para 149,48 euros, respetivamente», detalha.

inframoura

Com o fim da isenção do IVA, os produtos voltaram a ser taxados com IVA a 6%, exceto o óleo alimentar, que passou para a taxa de 13%, contra a anterior de 23%.

Naquele que é o primeiro balanço do fim do IVA Zero no cabaz essencial, a Deco Proteste apurou que «as retalhistas aumentaram os preços abaixo dos 6% em mais de 21 produtos, o que significa que poderá ter havido uma tentativa de mitigação do impacto imediato da reintrodução do IVA através de promoções em produtos abrangidos pela isenção».

«Essa prática pode ter contribuído para minimizar o impacto inicial sentido pelos consumidores», considera a diretora de comunicação da associação Rita Rodrigues, citada num comunicado.

A responsável ressalva contudo, ainda «ser possível que, especialmente no primeiro dia da reintrodução do IVA, tenha havido algum atraso na atualização dos preços afixados».

Destinada a compensar os efeitos da escalada da inflação, a medida IVA Zero vigorou entre 18 de Abril de 2023 e 04 de janeiro de 2024 e abrangeu 41 produtos essenciais para o consumidor, isentando-os da taxa de IVA.

 



festival do marisco de olhao
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - Agricultores do Sul falam em “percentagem muito elevada” de mortes por língua azul

LUSA VERIFICA: É falso que Portugal tenha abatido 250 milhões de animais pelo método halal em 2023

Sul Informação - Há um surto de Hepatite A no Algarve e no Alentejo, afetando sobretudo crianças, alerta a DGS

Há um surto de Hepatite A no Algarve e no Alentejo, afetando sobretudo crianças, alerta a DGS

Sul Informação - Associação Zero rejeita e critica plano de desenvolvimento para o gás natural

Associação Zero rejeita e critica plano de desenvolvimento para o gás natural