Obra de Lar de Idosos de 5,1 milhões já arrancou em Vila Nova de Santo André

Esta é uma resposta ainda inexistente neste grande polo urbano do concelho de Santiago do Cacém

A primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Padre Manuel Malvar, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, foi lançada na terça-feira, dia 23 de Janeiro, com a perspetiva de que a obra esteja concluída dentro de ano e meio.

Esta obra da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém motivará  um investimento de 5,1 milhões de euros, com a comparticipação financeira do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), no valor de 2,3 milhões de euros. A nova infraestrutura será construída num terreno cedido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que também financia o projeto com um montante de 500 mil euros.

O equipamento terá duas salas de refeição, 22 quartos duplos, oito quartos simples e oito quartos mistos, serviços de enfermagem, ginásio com reabilitação e fisioterapia, apoio domiciliário, centro de dia e 61 instalações sanitárias. Além do espaço de receção e sala de espera, o projeto inclui ainda um snack-bar, cabeleireiro, gabinetes para técnicos, salas de reuniões, balneário para colaboradores e salas de atividade e convívio.

«Este é um equipamento fundamental não só para a freguesia como para o próprio município, porque Vila Nova de Santo André é o maior polo urbano da região e não dispunha de uma ERPI», considerou Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, na cerimónia de terça-feira.

O autarca recordou ainda «o longo processo que envolveu diferentes entidades que acabaram por não conseguir concretizar o projeto, até ao lançamento da primeira pedra pela Santa Casa Misericórdia».

«A Câmara Municipal desde a primeira hora esteve associada à iniciativa, ao disponibilizar gratuitamente o terreno para a construção do equipamento e ao garantir um apoio financeiro na ordem dos 500 mil euros. Trata-se de uma obra que se quer concluída o mais rapidamente possível porque é absolutamente essencial», acrescentou o autarca.

 

 

Jorge Nunes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, sublinhou que este «é um projeto esperado há vários anos e pelo qual a população de Santo André ansiava, porque não existe esta resposta na freguesia, apenas o apoio domiciliário».

«Depois de ultrapassadas algumas dificuldades e burocracias lançamos a primeira pedra deste projeto e já demos início às obras, que esperamos estarem concluídas dentro de um ano e meio», reforçou.

A ERPI foi projetada para ser ampliada, no futuro.

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, além do lar de idosos, tem, ainda, prevista a construção de uma creche e de um projeto de habitação colaborativa, com a construção de 14 apartamentos para trabalhadores, nomeadamente da misericórdia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor global de 8,5 milhões de euros.

Também presente na cerimónia, a vice-presidente do Instituto de Segurança Social, Catarina Marcelino, destacou «a vontade coletiva, com o Estado e as instituições, para que estas obras aconteçam» e realçou que a futura ERPI «é importante para Santo André», pois não havia uma resposta deste género no território.

«É mais do que necessário este esforço coletivo que estamos a fazer e hoje é um dia muito importante», frisou.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub