Novo calendário de Ourique tem fotografias que «espelham a alma do concelho»

Fotografias foram tiradas no âmbito do concurso de fotografia “Património Rural, Urbano e Cultural do Concelho de Ourique”

O Município de Ourique prepara-se para lançar um calendário deste ano, com fotografias «que captam a alma mãe do concelho».

As imagens foram tiradas no âmbito do concurso de fotografia “Património Rural, Urbano e Cultural do Concelho de Ourique”, promovido pelo Município, em Novembro de 2023, com o objetivo de desafiar os cidadãos a apresentarem fotografias que retratem o vasto património do concelho.

Assim, de acordo com a autarquia, «as fotografias presentes neste calendário são o resultado do referido concurso, tendo sido as eleitas pelo júri, mostrando um concelho que engloba uma multiplicidade de paisagens e atrações e com uma identidade muito própria».

Trata-se de retratos que «traduzem o desafio que lhes foi colocado, no sentido de refletir sobre o seu território (físico, geográfico e cultural)», sendo o “produto final” «a visão de cada um dos intervenientes sobre a forma como entendem o nosso património».

A iniciativa pretende «sensibilizar as pessoas para a valorização do património urbanístico, rústico e cultural do concelho de Ourique, incentivando à sua fruição e preservação».

De acordo com a autarquia, cerca de 2 mil calendários serão enviados para as juntas de freguesia, onde serão oferecidos à população.

Durante este ano, em data a anunciar, será realizada uma exposição com 30 fotografias eleitas pelo júri.

 



Comentários

pub