Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

O Largo da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição, em Portimão, vai ser requalificado ao nível dos pavimentos, saneamento básico e abastecimento de águas, num investimento total de 1.178.096,90 euros.

A obra, a cargo da Câmara Municipal, irá avançar no ano em que Portimão assinala o primeiro centenário de elevação à categoria de cidade.

A empreitada, consignada à empresa Consdep S.A. – Engenharia e Construção, tem prazo de execução estipulado em 300 dias e arranca com trabalhos arqueológicos de diagnóstico e de minimização de eventuais impactos, «já que vai intervir numa zona historicamente muito sensível, que importa salvaguardar e proteger», salienta a autarquia.

Banner lateral albufeira

 

 

Sul Informação

 

Este projeto de reabilitação da envolvente da Igreja Matriz de Portimão, promovido pelo Município, implanta-se «em área de sensibilidade arqueológica, integrando eventuais vestígios da ocupação deste espaço durante as épocas romana, moderna e contemporânea, bem como um troço da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, classificada como Imóvel de Interesse Público, cujo estado de conservação e traçado neste local específico ainda é desconhecido».

A autarquia refere ainda que «é igualmente de salientar a particularidade de este troço da antiga muralha vir a ficar assinalado, através de um pavimento diferenciado, de forma a se evidenciar enquanto importante testemunho do passado de Portimão».

A partir de 15 de Janeiro, e enquanto durarem os trabalhos, a circulação rodoviária nas artérias circundantes será condicionada, devendo os automobilistas respeitar a sinalização que regulará a zona abrangida.

 

A construção da Igreja Matriz deve-se a D. Gonçalo Vaz de Castelo Branco, vedor da Fazenda de D. Afonso V, investido por aquele monarca em 1476 como primeiro donatário da localidade de Portimão, a quem incumbiu de proceder à continuação da fortificação da localidade, cuja construção se iniciara no ano anterior, por ordem real.

A área amuralhada era superior a seis hectares e definia um polígono irregular, em “dentes de serra”, que acompanhava a margem do rio e englobava a parte mais alta da vila, onde se situava a igreja.

 



vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão