Dino D’Santiago, Miguel Araújo, Nena, Bárbara Tinoco e Jorge Palma são os artistas que atuam este ano no Festival Alentejo Encantado, em Maio, com concertos em monumentos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.
A iniciativa, que vai ter lugar entre 11 e 31 de Maio, é promovida pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), constituída precisamente por aquelas cinco câmaras municiais, três do distrito de Beja (Alvito, Cuba e Vidigueira) e duas do distrito de Évora (Portel e Viana do Alentejo).
O festival, que vai na 2.ª edição, aposta na cultura e no património enquanto «fatores de promoção, valorização e desenvolvimento do território», explicou a AMCAL.
A ideia de base «consiste na associação de alguns dos maiores nomes da música portuguesa aos mais icónicos monumentos e sítios dos concelhos que integram» a associação de municípios, frisou.
«Criar concertos únicos, num formato intimista, em que, associado à performance de cada artista, se aposta na valorização cénica do espaço e de cada monumento, é o desafio do Alentejo Encantado», assinalou a entidade promotora.
Na temporada deste ano, cujos locais específicos dos concertos não foram ainda divulgados, o espetáculo inaugural vai ser protagonizado por Dino D’Santiago, em Viana do Alentejo, a 11 de Maio, subindo ao palco, no vizinho concelho de Alvito, no dia 17, o músico Miguel Araújo.
A localidade de Pedrógão, no concelho de Vidigueira, vai acolher Nena, no dia 24 de Maio, e, no dia seguinte, é a vez de Bárbara Tinoco atuar em Portel.
O espetáculo de encerramento do segundo Festival Alentejo Encantado, a 31 de Maio, vai ter lugar na vila de Cuba, com Jorge Palma.
«O acesso aos concertos é gratuito, mas os lugares disponíveis são limitados pelas características dos espaços», alertou a organização, afiançando que, em breve, divulgará o local dos espetáculos desta temporada.
A Associação de Municípios do Alentejo Central foi constituída em 1991 e tem como principais áreas de atividade: ambiente e gestão de resíduos, abastecimento de água para consumo humano em alta (até julho 2010), saneamento básico, turismo, cultura e património.
Constituída pelos cinco municípios já referidos, serve uma população de 22.895 habitantes, com 21 freguesias e uma área total de 1.749 quilómetros quadrados.
Comentários