Feira do Pau-Roxo volta a Castro Verde

Tradição que volta a cumprir-se

Cenoura roxa ou pau-roxo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A tradição repete-se a 20 de Janeiro (sábado), no Rossio do Santo, em Castro Verde. A partir das 8h00, a Feira de S. Sebastião (ou do Pau-roxo) anima o caminho que se estende até à Ermida de S. Sebastião.

Roupas, sapatos, tecidos, quinquilharias, árvores de fruto e produtos hortícolas, queijos e enchidos são alguns exemplos do que se pode encontrar nesta primeira feira do ano.

A cenoura roxa, ou “pau-roxo”, nome pelo qual esta é vulgarmente conhecida, é também presença obrigatória nesta feira.

O tradicional pau roxo é originário do Alentejo e Algarve, onde ainda se cultiva e come. O tubérculo apresenta uma cor púrpura no exterior e branco no interior. Considerada um verdadeiro petisco em Castro Verde, a cenoura roxa é servida crua ou cozida, às rodelas, temperada com vinagre, em doces e em salgados.

 

Pau roxo ou cenoura roxa – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

As cenouras roxas são mais ricas em antioxidantes do que as cenouras de cor laranja e também possuem propriedades anti-inflamatórias. Isto torna-as bastante úteis no tratamento de artrites. São excelentes na luta contra viroses como também contra infecções bacterianas, como a gripe, sarampo e infeções internas do trato urinário, estômago e boca.
Esta variedade de cenoura contém altos teores de vitamina A, a qual ajuda na prevenção do bloqueio das artérias, evitando acidentes vasculares cerebrais.
Contém ainda vitamina B, C e E, bem como cálcio, é uma boa fonte de fibra e ajuda a manter os níveis de colesterol sempre baixos. Ajuda ainda na prevenção da degeneração muscular.
As suas propriedade são também conhecidas na nutrição da pele, cabelo e unhas e também melhora a qualidade do leite materno. Contêm também uma forma de cálcio que é mais facilmente digerido pelo nosso organismo do que o provindo de muitas outras fontes.
As raízes da cenoura são muito utilizadas no tratamento de parasitas intestinais, indigestão, problemas de amígdalas e constipação.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub