Fábrica de painéis solares flexíveis e baterias de lítio já produz em Moura

Unidade fabril contratou os primeiros 15 funcionários e iniciou a produção no final do ano passado

A primeira fábrica do mundo a produzir em simultâneo painéis fotovoltaicos flexíveis e baterias de lítio já está a laborar em Moura, após um investimento de cinco milhões de euros, revelou hoje o gerente.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Matias, gerente e um dos fundadores e investidores da LuxOEnergy, indicou que a unidade fabril contratou os primeiros 15 funcionários e iniciou a produção no final do ano passado.

«Montámos, daquilo que conhecemos, a primeira fábrica híbrida de painéis solares e baterias do mundo, com patentes europeias, que podemos, agora, desenvolver e até criar produtos inovadores», assinalou o responsável.

A nova unidade da LuxOEnergy, que envolveu um investimento de cinco milhões de euros, com apoio do programa regional Alentejo 2020, ocupou as instalações onde funcionava a Moura Fábrica Solar (MFS), que fechou em Janeiro de 2019.

Criada em Agosto desse mesmo ano, a empresa proprietária da nova fábrica resultou de uma parceria entre o grupo português Lux e o próprio Miguel Matias.

Segundo o gerente, especialista na área da energia há 25 anos, o projeto de criar uma unidade «de raiz e completamente inovadora» arrancou há quatro anos e incluiu uma pesquisa de mercado para encontrar «os parceiros tecnológicos certos».

«Tanto a tecnologia das baterias, como a tecnologia do solar, são europeias», adiantou, precisando que a LuxOEnergy tem como parceiros a empresa austríaca DAS Energy para o fotovoltaico e a sueca Anodox para as baterias.

Em relação aos painéis fotovoltaicos que estão a ser produzidos em Moura, salientou Miguel Matias, «a maior diferenciação é a tecnologia flexível e muito leve», o que permite a sua instalação em «locais até agora impossíveis».

«Têm a mesma potência, capacidade e eficiência dos painéis tradicionais, mas são 10 vezes mais leves e podem instalar-se no topo de qualquer edifício, seja um estádio de futebol, uma estação de comboio e, inclusive, em comboios ou camiões», explicou.

O responsável da LuxOEnergy disse que a aposta na produção de baterias deve-se à necessidade de armazenar a energia, «tanto para carregar automóveis à hora que fizer mais sentido ou para suportar as centrais solares fotovoltaicas».

«E também pela perspetiva da existência de lítio em Portugal», pois «era importante começar a construir a cadeia de valor para, quando extrairmos o lítio, podermos ter onde o aplicar e não termos que estar a vender a matéria-prima», afirmou.

De acordo com o gerente, além de ter iniciado a produção, a empresa está também envolvida na agenda mobilizadora financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que pretende desenvolver o ‘cluster’ de baterias no país.

Nesse âmbito, revelou, a LuxOEnergy tem projetos em curso na região, um no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, e outro com uma comunidade de energia renovável na mesma cidade alentejana.

Quanto à unidade em Moura, Miguel Matias realçou que os 15 funcionários contratados trabalhavam todos na antiga fábrica, o que permitiu “reter ‘know-how’”, admitindo a criação, no futuro, de mais postos de trabalho.

«Se tivermos muitas encomendas, como esperamos, podemos precisar de mais pessoas, mas o que está previsto é conseguirmos chegar a cerca de 40 funcionários durante os próximos dois anos», apontou.

O responsável acrescentou que a LuxOEnergy vai vender os seus produtos em Portugal e olha igualmente para «Espanha e também para os países africanos de expressão portugueses e Brasil, que são mercados naturais de exportação para estas tecnologias».

A MFS, que foi propriedade da empresa espanhola ACCIONA, começou a funcionar em 2008 e foi uma das contrapartidas do projeto de construção da Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, também no concelho de Moura.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub