CIM do Baixo Alentejo reduz orçamento em 2024, à espera de avisos comunitários

CIMBAL Conta este ano com um orçamento de 8,6 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com sede em Beja, conta este ano com um orçamento de 8,6 milhões de euros, menos 1,5 milhões do que em 2023, esperando pela abertura de avisos comunitários.

«O orçamento que temos cobre todas as despesas [da CIMBAL] e esperamos que 2024 nos traga avisos comunitários no âmbito do [programa regional] Alentejo 2030», disse hoje à agência Lusa o presidente do conselho intermunicipal António Bota.

O também presidente das Câmara de Almodôvar acrescentou que, perante este quadro, a comunidade intermunicipal não quis «trabalhar sem rede».

«Trabalhamos com o que é real e com o que podemos contar, que são as subvenções do Estado e a receita dos municípios, assim como com os fundos comunitários já aprovados e em curso», frisou.

Em comunicado enviado à Lusa, a comunidade intermunicipal, que junta 13 das 14 câmaras municipais do distrito de Beja – com exceção de Odemira -, explicou que o seu orçamento para este ano prevê “o arranque do novo período de programação de fundos comunitários”.

Nesse âmbito, a CIMBAL referiu que as áreas da promoção do sucesso escolar, da formação profissional para os trabalhadores das autarquias e da modernização administrativa «serão objeto de candidaturas de âmbito supramunicipal».

Ao longo de 2024, a instituição pretende também dar continuidade a «um conjunto de projetos transnacionais» já em curso, nomeadamente o LynxConnect, Resist, RAIA, Agenda 2030 e Transcom_Euroace, «beneficiando de financiamento comunitário de diversos programas da União Europeia».

 



Comentários

pub