Câmara de Almodôvar vai comparticipar em 500 euros a renda da casa dos médicos

Com novas medidas, Almodôvar espera contribuir no combate à falta de médicos no nosso concelho

A Câmara de Almodôvar vai comparticipar em 500 euros a renda da casa dos médicos que queiram instalar-se no concelho. Esta é uma das medidas do Regulamento Municipal de Incentivos à Fixação de Médicos de Medicina Geral e Familiar em Almodôvar, publicado no dia 4 de Janeiro em Diário da República e que já está em vigor.

Afirmando-se «consciente das dificuldades de captação de médicos para exercerem no interior do país», o documento proposto pela autarquia foi aprovado em Novembro, passado, na Câmara e na Assembleia Municipal.

Com esta medida, o Município de Almodôvar irá comparticipar com 500 euros por mês o arrendamento de habitação ou até 500 euros as despesas de deslocação do local de residência para a Unidade de Saúde. Os médicos podem ainda ser apoiados no valor fixo de 500 euros para comparticipação da compra de habitação própria e permanente.

Além disso, os clínicos serão isentos do pagamento das tarifas de água e saneamento e recolha de resíduos sólidos, em habitação própria ou arrendada, permanente, incluindo os primeiros 10 metros cúbicos de consumo de água, bem como terão acesso gratuito às Piscinas Municipais, cobertas e descobertas, ao Cineteatro Municipal, extensível aos restantes membros do agregado familiar.

O Município, quando aplicável, atribuirá também o subsídio de Incentivo à Natalidade e apoio económico para aquisição de material escolar, independentemente da da criança estar ou não registada no concelho de Almodôvar.

Em nota, a autarquia refere ainda que Câmara poderá «deliberar a abertura de um procedimento de alienação de prédio urbano, sua propriedade, o qual terá como destinatários os médicos que cumpram os requisitos previstos e as demais condições fixadas em sede do citado procedimento de alienação».

Com estas medidas, a Câmara de Almodôvar espera «dar um forte contributo no combate à falta de médicos no nosso concelho, contribuindo para que os nossos cidadãos tenham acesso a um Médico de Família e, de forma global, à prestação de cuidados de saúde, elementares a qualquer pessoa».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub